Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORPUS CHRISTI

FOTOS: católicos celebram a Eucaristia em missa e procissão pelos hospitais

Foto: Rodrigo Nascimento

A celebração de Corpus Christi sofreu alterações por conta da pandemia do novo coronavírus neste ano. Não ocorreu a tradicional confecção do tapete de serragem na frente da Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul. Contudo, as 30 pessoas que puderam participar da missa na manhã desta quinta-feira, 11, inscritas previamente na secretaria, puderam prestigiar a beleza dos tapetes dentro da catedral.

Após a missa, por volta das 10 horas, uma procissão de carros será realizada, passando pelo Hospital Ana Nery, Hospital de Campanha e no Hospital Santa Cruz. “Vamos oferecer benção aos irmãos que carecem de saúde. Fica o convite para quem quiser acompanhar de carro. Além disso, pedimos que as pessoas coloquem na frente de casa um símbolo que lembre o dia, como bacia com água ou uma cruz, que quando passarmos a benção será estendida a essas famílias”, complementa o padre Fabrício Niederle, um dos celebrantes da missa desta quinta. Ainda no percurso, os participantes vão recolher donativos para que sejam alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade. Nas demais paróquias, as procissões passarão pela ESF de cada bairro.

Segundo o padre, o Corpus Christi é um dia especial para a igreja católica, para os cristãos. “Mostramos a fé pública em Jesus Cristo que se manifestou como pão da vida. Sabemos que ele está presente na vida, na fé no coração, mas também na Santa Eucaristia. Ele reuniu seus discípulos primeiros lavando os pés e depois celebrou a Eucaristia. Para nós, tem um grande valor, é um grande sacramento.”

Publicidade

Nas palavras do bispo Dom Aloísio Dilli, a celebração de Corpus Christi tem o objetivo litúrgico de louvar e agradecer pela Eucaristia e realizar manifestação pública de fé “na presença real e permanente de Jesus Cristo no Pão Vivo descido do céu”.

LEIA MAIS: Celebração de Corpus Christi será sem os tradicionais tapetes

Horários de missa
Ressurreição: 8 horas
Catedral São João Batista: 9 horas
Linha Santa Cruz: 9 horas
Espírito Santo: 16 horas
Conceição: 17 horas

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Feriado de Corpus Christi altera serviços da Prefeitura em Santa Cruz

Na região
Em Venâncio Aires, a celebração na Igreja Matriz São Sebastião Mártir será às 8h30, seguida por procissão motorizada com o Santíssimo Sacramento até meio-dia e das 13 às 17 horas, para que todas as comunidades sejam contempladas no roteiro. A transmissão da missa pode ser acompanhada na página facebook.com/paroquiasaosebastiaomartir.

Em Rio Pardo, a missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário será às 9 horas, com procissão motorizada, a seguir, até o Hospital Regional. O pároco Joacir Meotti salienta que todas as comunidades serão citadas. Haverá recolhimento de doações, como agasalhos e máscaras. Em casa, os fiéis poderão acompanhar na página facebook.com/mitra.diocesana.9. Às 18 horas, haverá outra missa com a bênção do Santíssimo Sacramento. Para reservar lugar na igreja, o contato é o 3731-1317.

Publicidade

Já em Candelária, a missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária será às 8h30, com procissão motorizada na sequência. Haverá uma parada para bênção no Hospital Candelária e todos estão convidados a doar agasalhos. Pela internet, a missa pode ser acompanhada na página facebook.com/nossasenhoracandelaria.


LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.