Dezembro é sinônimo de celebrações, e o Natal é uma das mais esperadas. Seja por meio de decorações, presentes ou canções icônicas como Jingle Bells, o espírito natalino invade os lares. Na casa de Vera Thier, de 70 anos, e Hildor Thier, 72, essa magia se manifesta de forma especial. Movidos pela paixão pela data, o casal transformou a sala do apartamento na região central de Santa Cruz em um cenário onde cada detalhe – das luzes cintilantes às melodias tradicionais – celebra a beleza e a alegria natalina.
Na porta, a guirlanda e os demais enfeites já dão uma prévia do que será encontrado. Ao adentrar, o sentimento é de ter sido transportada para a casa do Papai Noel, como o casal apelidou a residência. A decoração, cuidadosamente colocada por Vera e Hildor, é composta por muitos itens. Em destaque estão os que ganham vida ao serem ligados na rede elétrica ou com pilhas, como a maria-fumaça em uma minicidade de Natal, um carrossel e as luzes de vários tipos.
LEIA TAMBÉM: Desfile vai levar o clima de Natal para a Marechal Floriano
Publicidade
Mas não dá para deixar de lado as tradicionais árvores de Natal – são pelo menos nove –, além das imagens de Papai Noel, presépios, bonecos de neve, meias, ursos de pelúcia, toalhas de mesa decoradas, capas para almofadas, cortina com temática natalina e tantos outros itens. Segundo Hildor, nunca foi feita uma contagem, mas ele estima que mais de 500 peças ajudam a compor o ambiente.
Foi há três anos que o casal começou a se empenhar na decoração, quando da mudança para o apartamento. “Esse ano foi o ápice”, frisa Hildor. A partir de filmes, surgiram as ideias para decoração. A maioria das peças foi comprada em lojas físicas ou pela internet, mas muitos itens foram feitos à mão. Vera, por exemplo, participa de um curso de artesanato e já produziu boneco de neve, toalha de mesa, guirlanda e outros enfeites que entraram para o ambiente.
LEIA TAMBÉM: Desfile com a Grande Banda do Noel abre a programação de Natal em Rio Pardo
Publicidade
Hildor destaca ainda o uso de materiais recicláveis, como caixas de papelão. “Se tem material em casa, eu faço. Um dos presépios eu fiz em três dias. É um trabalho em conjunto, eu monto e ela pinta”, conta. O casal não tem uma linha específica de decoração, vai formando o ambiente natalino de acordo com o gosto pessoal. “Vamos montando e, conforme vamos sentindo falta de algo, compramos ou fazemos”, revela Hildor.
Foram necessárias três semanas para finalizar a decoração. A minicidade, que é um dos destaques, foi a parte mais difícil de finalizar, segundo ele. Uma das ajudantes para realização da decoração foi a neta, de 12 anos. O neto mais novo, de 5, também brinca com as decorações.
“É uma coisa que eu gostaria que meus netos seguissem, vamos ver mais para frente”, diz Vera. Para este ano, o casal não deve colocar mais itens. No Natal que vem, pretendem aprimorar o ambiente natalino, adicionando outros complementos.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Gaúchos gastarão mais com presentes de Natal; veja os itens mais procurados
Um natal abençoado e de luz
A resposta à pergunta sobre por que ter uma decoração grandiosa no Natal é a mesma para os dois: tornar realidade um sonho de infância. De origem humilde, Vera e Hildor não tinham condições de montar um espaço natalino como tanto sonhavam. Hoje, puderam concretizar o sonho. “Resolvemos fazer a casa do Papai Noel. Não é fácil, mas como gostamos, se torna prazeroso”, comenta Hildor.
O casal espera que outras famílias se sintam incentivadas a decorarem seus lares, a partir de sua história. “É uma época muito bonita do ano, por isso queremos que outras pessoas se animem e façam. Desejamos que Santa Cruz se torne a casa do Papai Noel”, diz Hildor. Lembrando do verdadeiro sentido da data, o nascimento de Jesus, Vera deseja um feliz e abençoado Natal para todos. “Essa é a data mais importante para mim. Por isso vibramos com luz, brilho e alegria.”
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade