“Somos iguais, mas somos diferentes”. Foi com essa frase que a coordenadora da comissão Agosto Laranja 2024, Paula Saccol, encerrou seu discurso de agradecimento a todos que compareceram na Praça da Cultura, em Santa Cruz do Sul, durante esta quinta-feira, 1º, no evento que celebrou a abertura da 3ª edição do Agosto Laranja, mês dedicado à Pessoa com Deficiência.
A atividade iniciou com uma caminhada pela Rua Marechal Floriano, saindo da Praça Getúlio Vargas até a Praça da Cultura, próximo ao Monumento do Imigrante. Com balões, camisetas e adereços em tom laranja, centenas de pessoas prestigiaram a ação, que teve a comitiva da Oktoberfest puxando a frente da caminhada – os bonecos Fritz e Frida, aliás, estavam utilizando os cordões da inclusão. Já a cerimônia teve início com apresentações artísticas do Grupo de Danças da APAE, seguida pelo Coral do Centro Dia e pelo coreógrafo e dançarino Guilherme.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura quer ouvir comunidade durante reestruturação do plano diretor
Publicidade
Para a coordenadora do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e também responsável pelo Girassol Centro Municipal de Atendimento ao Autista, Thaís Campos Teixeira, este ano o Agosto Laranja convida a pensar sobre uma sociedade com mais equidade. “Vamos lançar um olhar mais amistoso para o próximo, entender e aprender com as peculiaridades e diferenças de cada um, afinal somos iguais, mas somos diferentes”, disse.
A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Maribel de Souza Dockhorn, falou sobre a importância da autonomia das pessoas com deficiência. “Para nós é muito importante e emocionante estarmos aqui nesta quinta-feira, com os nossos centros de Apae. Tem que haver uma conscientização de toda a autonomia que eles têm, temos que olhar eles como pessoas diferentes, mas com potencialidade para tudo, para todos os lugares e ambientes”, frisa.
Maribel também destacou o número de pessoas que fizeram parte da caminhada. “Hoje foi um momento muito bonito, foi muito emotivo para todos. Acredito que em torno de umas 200 pessoas participaram da caminhada, contando com os profissionais engajados”, informou.
Publicidade
Lara Pozzobon da Costa, 55 anos, levou o seu filho Dante Pozzobon, 14 anos, na caminhada e destacou a importância da iniciativa. “É muito importante trazer as pessoas com deficiência, tanto crianças quanto adultos para um evento como esse porque ele facilita a agregação e a troca de ideias dessas pessoas, além da criação de grupos que podem encontrar ideias, soluções, outros caminhos de atividades de inclusão na sociedade.
LEIA TAMBÉM: Saiba o que pode ter levado o Podemos a desistir da disputa pelo Palacinho
Quem também compareceu no evento foi a vice-presidente da Associação Luz Azul, Joelma Bataioli, 40 anos, que mostrou muita alegria por levar na caminhada seu filho Henrique Bataioli da Silva, 8 anos. “Eu me sinto muito feliz por ter esse evento hoje, por ter a oportunidade de participar com meu filho, pois isso representa muito para mim e para as pessoas com deficiência. O Agosto Laranja chegou para somar e para dar oportunidade da gente fazer essa conscientização na cidade
Publicidade
A programação com uma série de atividades que vão lembrar a importância do tema segue durante todo o mês. Estão previstas apresentações artísticas, palestra, competição de basquete em cadeira de rodas, ações pensadas por empresas e instituições educacionais, podcasts com assuntos importantes e nos quais as pessoas com deficiência terão seu lugar de fala, multifeira, palco inclusivo e jogos de inclusão. “É um mês para falar sobre quem somos o ano inteiro”, frisou a coordenadora Paula Saccol.
A organização do mês da Pessoa com Deficiência é da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio de suas secretarias municipais e do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Girassol Centro Municipal de Atendimento ao Autista, APAE, Centro Dia APAE, Associação Pró-Autismo Luz Azul, Associação de Surdos de Santa Cruz do Sul, Associação Santa Cruzense da pessoa com Deficiência Física, Compede, Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB de Santa Cruz do Sul, Assemp, Unisc, Viver Librase Realidade Acessível. Também são parceiros o Cisvale TEAcolhe, Brigada Militar, Sonora Aparelhos Auditivos e Departamento da Diversidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Confira a programação:
- 06/08 Palestra Capacitista em desconstrução, com Alex Duarte – 19h30 | Unisc
- 24 e 25/08 Copa Gaúcha de Basquete em Cadeira Rodas
- 25/08 Multifeira Inclusiva – Praça da Bandeira – 14h
- 27/08 Reunião Especial – Câmara de Vereadores (a confirmar)
- 28/08 Vamos falar sobre autismo? – Formação para profissionais da educação/TEAcolhe
- 31/08 Jogos de Inclusão – a partir das 8h – Parque da Oktoberfest
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade