A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul realizou na manhã desta terça-feira, 2, uma caminhada em abertura da programação do Agosto Laranja. O mês é dedicado à conscientização sobre a identificação de deficiências. O evento contou com a presença de atendidos, familiares e representantes da Apae e de outras entidades do município.
A celebração iniciou com o plantio de uma árvore da espécie Araçá na Praça Getúlio Vargas. De acordo com a assessora de Comunicação da Apae, Aline Kramer, a espécie foi escolhida por se adaptar à todos os meios, sendo simbolizada como a árvore da inclusão. Após o plantio, os presentes caminharam pela Rua Marechal Floriano rumo à Praça da Bandeira. Durante o percurso, os atendidos plantaram margaridas de papel nos canteiros da rua, sendo mais um modo de simbolizar a causa.
LEIA TAMBÉM: Inclusão vai estar em foco durante o Agosto Laranja em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Segundo a presidente da Apae, Maribel Dockhorn, a mobilização é muito importante para promover atenção das pessoas ao Agosto Laranja. “Escolhemos fazer essa caminhada pelo centro da cidade para mobilizar toda a comunidade santa-cruzense em prol à nossa luta. A gente quer trazer nossos atendidos para serem incluídos na sociedade, queremos que eles sejam reconhecidos”, afirmou.
A programação segue nesta terça, após a caminhada, e também terá outras atividades ao longo do mês. No dia 22, por exemplo, uma sessão especial alusiva ao tema vai ser realizada na Câmara de Vereadores de Santa Cruz. O encerramento, previsto fim do mês agosto, é com a 9ª edição dos Jogos Municipais de Inclusão, no Parque da Oktoberfest.
O tema do Agosto Laranja deste ano é “Por Cada um de Nós”. Isso, segundo Aline Krammer, reflete que a inclusão não é somente boa para as pessoas com deficiência, mas para toda a sociedade. “A gente precisa desse debate, por isso propomos este mês para acabar com os preconceitos. Necessitamos de uma sociedade mais inclusiva. Um mundo mais plural é mais bacana de se conviver, é muito mais criativo. Precisamos vencer essas barreiras.”
Publicidade
LEIA TAMBÉM: “Precisamos de uma sociedade mais acessível”, diz presidente do Compede
Além de promover eventos comemorativos, o objetivo das atividades é angariar fundos para a Apae. “Temos 450 pessoas com deficiência e suas famílias que são assistidas pela nossa entidade na área da saúde, assistência e educação. Viemos de um fim de pandemia, então temos que auxiliar muito as famílias que estão em vulnerabilidade social. Essas verbas que vamos juntando ajudam a manter a nossa Apae”, relatou Aline.
Para mais informações sobre as atividades do Agosto Laranja ou como ajudar a instituição, o telefone para contato é o (51) 3711-3098.
Publicidade
Colaborou a jornalista Aline Silva.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.