Em uma cerimônia emocionante, que lotou o Ginásio Poliesportivo, em Santa Cruz do Sul, a Brigada Militar (BM) formou 98 novos segundo sargentos neste sábado, 14. O chamado Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP) foi realizado ao longo de 2022 no Polo de Ensino de Rio Pardo, na sede do 2° Batalhão de Polícia Militar (2° BPM). Parte do curso, que possui um total de 670 horas-aula, foi realizada na modalidade de ensino à distância e, após, os alunos apresentaram-se nas escolas.
Dentre as disciplinas trabalhadas, estavam Técnicas de Ensino, Polícia Ostensiva, Direito Penal e Penal Militar, Análise Criminal, Administração de Logística e Patrimônio e Orçamento. A formatura contou com a presença dos familiares dos formandos e de autoridades locais e regionais. Conforme o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Giovani Paim Moresco, o objetivo da BM com a formatura é preparar seus quadros visando a excelência na prestação do serviço público.
LEIA TAMBÉM: Acidente com van que seguia para Santa Cruz deixa um morto e oito feridos em Vale Verde
Publicidade
“Depois de um período longo de ausência e de convivência de seus lares, nós restituímos esses recém-formados sargentos para que eles possam retornam ao berço das suas famílias, e que eles tenham condições nesse momento de se dedicar inteiramente ao serviço policial militar e realizar as funções que lhe são precípuas, que lhes dão uma serie de encargos, competência legais, em prol da segurança pública do nosso Estado”, comentou Moresco ao Portal Gaz.
“Precisamos parabenizar as famílias por terem compreendido esse processo, por terem aceitado a ausência, mesmo que temporária, dos seus entes queridos. Temos a graça satisfação de entregar ao povo gaúcho mais um grupo de muito bem formados sargentos da nossa instituição. Desejamos à todos muitas felicidades e que brilhem como comandantes abnegados que assim serão”, finalizou o comandante, que foi o paraninfo da turma formada no Polo de Ensino de Rio Pardo.
Também presente, o comandante do 35º BPM, com sede em Cachoeira do Sul, tenente-coronel Jaime Roberto Soligo Filho, salientou a importância do evento. “Essa formatura mostra a renovação dos quadros da Brigada Militar, no que se refere ao sargento, que é aquele elo entre o comando do batalhão e os nossos soldados que estão lá na ponta, renovando o conhecimento e estratégias, trazendo a própria evolução da instituição”, comentou Soligo, que deve receber um dos formandos de sábado no 35º BPM.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: BM prende homem por tráfico no Bairro Bom Jesus
“Curso serve para elevar a qualidade deles”
O CTSP tem o objetivo de habilitar o policial militar para o desempenho das funções de sargento, fornecendo conhecimento teórico que qualifique para o correto exercício da função, aliando os conhecimentos profissionais adquiridos pela experiência na BM aos saberes acadêmicos proporcionados pelo curso. A qualificação busca promover uma polícia cidadã voltada para a prestação do serviço de segurança pública com qualidade, norteada pelo princípio do Estado Democrático de Direito.
Segundo o comandante do Polo de Ensino de Rio Pardo e coordenador pedagógico do curso, major Daniel Pinto Mello, iniciaram 104 alunos, finalizando com 98. “Cada um deles teve uma renúncia para fazer em sua vida. Esse curso exige bastante do policial militar. Saem de várias locais do Estado, como a Região Metropolitana, Serra Gaúcha, Campanha, inclusive que nasceram fora do Rio Grande do Sul”, comentou.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Advogado é denunciado por ameaçar um médico do Hospital Santa Cruz
“São homens e mulheres saídos da sociedade. Cada um tem sua limitações e o curso serve para elevar a qualidade deles. Temos técnicas de ensino a serem aplicadas que fazem com que eles mesmos desenvolvam essas habilidades, e adquiram novas e maiores, para que a gente entregue o melhor policial possível ao Estado gaúcho”, finalizou o major Mello.
O primeiro lugar no curso ficou com o aluno Gerônimo Zambarda de Lima, que foi agraciado com uma distinção pelo coronel Moresco. Os atos de formatura ocorreram, simultaneamente, em Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Montenegro, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Osório e Santa Rosa. Ao todo, foram formados 592 policiais militares masculinos e 162 femininos. Com a conclusão deste curso, 2.197 novos sargentos já foram formados pela Brigada Militar nos últimos três anos.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade