Três dos homens envolvidos no assalto a banco registrado na manhã de quarta-feira no município de Amaral Ferrador foram presos pela Brigada Militar (BM) nessa quinta-feira, 8. Segundo o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Giovani Paim Moresco, um deles foi capturado ao tentar fugir das guarnições durante a tarde.
“Encontramos esse preso que foi apresentado na delegacia tentando sair da área de cerco. Ali próximo de onde eles abandonaram o veículo, recebemos um aviso de uma das patrulhas de que tinha um indivíduo tentando fugir. Nos aproximamos e flagramos com ele um fuzil, uma pistola, um colete balístico e um par de luvas”, detalhou Moresco, que coordenou as ações em campo.
LEIA MAIS:
Publicidade
- Presos dois suspeitos de envolvimento no roubo a banco em Amaral Ferrador
- “Novo cangaço trabalha na ótica do terror, e nós não podemos aceitar isso” diz subcomandante-geral da BM
- “Não há indicativo de que seja uma quadrilha especializada”, diz delegada do Deic sobre bando que assaltou banco
- VÍDEO: gerente de banco e funcionário do caixa são libertados por assaltantes
Os itens, de acordo com o comandante regional, correspondem aos que foram vistos nas imagens de câmeras de segurança que flagraram a ação dos criminosos. Outros dois foram capturados já à noite, por volta de 20 horas, na área urbana de Encruzilhada do Sul.
“Estávamos atrás deles, tomaram um veículo de uma pessoa que passava no interior de Encruzilhada. Depois, quando nossas patrulhas se aproximaram, abandonaram o carro e o refém na zona urbana e fugiram a pé em direção à casa de um familiar deles. Aí prendemos os dois”, explicou à Gazeta. Com estes, havia armas e dinheiro. Um quarto assaltante, que teria trocado tiros com a BM ainda na noite dessa quinta, permanece em fuga e seria o líder do bando.
LEIA MAIS:
Publicidade
- Criminosos assaltam banco e fazem “cordão humano” em Amaral Ferrador
- Carro usado em assalto a banco foi roubado na saída de culto
A Polícia Civil analisa a participação de um quinto elemento no roubo, que pode ter auxiliado os executores do crime de alguma forma. Ele foi levado nessa quinta à delegacia e prestou depoimento, negando envolvimento. Depois foi liberado e permanece como investigado. Os nomes e idades dos presos foram mantidos em sigilo.
O roubo a banco aconteceu por volta de 11 horas de quarta-feira, quando quatro criminosos armados com fuzis invadiram o Banrisul de Amaral Ferrador para tentar retirar o dinheiro do cofre. Entretanto, mesmo rendendo funcionários e os obrigando a abrir o compartimento, em virtude de ser lacrado, não foi possível acessá-lo. Por isso, os bandidos roubaram apenas um valor em dinheiro não revelado do caixa, além da arma de um guarda do local.
Na fuga, um “cordão humano” foi feito com moradores para evitar a aproximação da polícia. Os criminosos levaram dois reféns – um gerente do banco e um funcionário do caixa –, que foram libertados posteriormente. A fuga foi em uma Ford Ecosport branca, roubada no dia 31 de janeiro em Pantano Grande, quando a dona do veículo saía de um culto. Já na tarde de quarta, durante a fuga, houve troca de tiros com a BM em uma estrada na divisa de Amaral Ferrador com Encruzilhada do Sul. Os assaltantes abandonaram a Ecosport e fugiram a pé para uma área de mata, onde ficaram escondidos durante um tempo.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade