Santa Cruz do Sul terá em breve mais um grande atrativo turístico. Até o primeiro semestre do ano que vem, a Prefeitura pretende dar ordem de início para a obra de cobertura da Rua Borges de Medeiros, na quadra entre as ruas Marechal Floriano e Marechal Deodoro. Chamado de Passeio da Borges o trecho contará com um amplo espaço de calçada, com mesas, cadeiras, áreas de lazer e espaço kids. O trânsito ficará restrito a uma pista, com velocidade máxima de 20 quilômetros por hora.
LEIA MAIS: Santa Cruz receberá emenda de R$ 400 mil para criação de rua coberta
Uma proposta visual foi apresentada e aprovada por empresários da quadra. A estrutura terá 126 metros de extensão. O trecho em questão conta com bares, restaurantes, varejo e empreendimentos da área da saúde e beleza. Conforme o secretário municipal de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari, a escolha da área se deu por vários motivos. “É uma área sem muitas residências, que faz conexão com o calçadão e que conta com vários bares e restaurantes. Vai ser um ponto turístico como é a Rua Coberta de Gramado pois acaba sendo um ponto de atração de pessoas, de encontro.”
Publicidade
O valor total do investimento ainda não foi definido. O projeto executivo ainda precisa ser elaborado, antes da obra ir para licitação. Todos os trâmites burocráticos devem ser concluídos até junho de 2023. “Tivemos um diálogo muito bacana com os empresários. Foram sugeridas adequações e agora chegamos a um denominador comum. É um projeto onde todos ganham. Os comerciantes, pois vai movimentar a economia, ganha o município, que oferece local de lazer e qualidade para as pessoas, e principalmente ganha a população.”
Para a prefeita Helena Hermany, a Rua Coberta trará mais charme ao centro. “Um lindo espaço de convivência para nossa comunidade desfrutar, que dará um toque de modernidade e atrairá ainda mais turistas ao nosso município”, pontuou.
O conceito
A proposta visual ficou a cargo do Studio Kite, de Santa Cruz do Sul. Atuaram os profissionais Augusto Gewehr, Layla Bressler e Vinícius Wittke. Conforme o arquiteto, Augusto Gewehr foi trabalhada a ideia de uma obra que respeitasse a história, a vegetação existente, o comércio local e a alma da Borges. “A ideia é respeitar a história dos prédios e da vegetação da Borges, criando espaços que possam servir de extensão para os estabelecimentos existentes, ampliando suas capacidades, valorizando-os e convidando o público a desfrutar desses ambientes agradáveis de convivência e ao mesmo tempo tendo a possibilidade de usufruir do comércio local”. O projeto conceitual foi custeado pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp).
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Novos arcos da Floriano serão ligados nesta quarta-feira
O foco principal da proposta é priorizar a circulação de pedestres por toda a quadra. A passagem de veículos será permitida de segunda a sexta-feira, em baixa velocidade. Aos finais de semana a Rua Coberta será exclusiva para pedestres, tendo o fluxo de veículos proibido.
A demarcação de piso e sinalização indica a área para o acesso de veículos, que será permitido de segunda a sexta-feira. A Rua Coberta terá seis vagas: uma de embarque e desembarque, duas de carga e descarga, uma para ambulância, uma para cadeirante e uma para idoso. Não haverá serviço de estacionamento rotativo pago. Veja abaixo algumas imagens da proposta visual.
Publicidade
Cuidado com as árvores
Na proposta da Rua Coberta foram respeitadas e preservadas todas as árvores de médio e grande porte. Nenhuma árvore será derrubada. Ainda segundo o arquiteto Augusto Gewehr, tanto a implantação quanto o desenho da cobertura partiram da posição da vegetação. “São árvore históricas que serão mantidas. Tivemos todo um cuidado nesse sentido”.
Mais detalhes
Acompanhando o desnível da rua, cada módulo da cobertura possuirá uma diferença de 30 centímetros de altura, protegendo os espaços criados para as áreas de estar e refeições.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura instala novas placas de sinalização no Parque da Gruta
Publicidade
Acima da cobertura, no encontro das duas abas terá uma calha para recolher as águas da chuva até um espelho d’água criado parte mais baixa da rua, próximo ao entroncamento com a Rua Marechal Deodoro.
Uma passarela metálica sobre a estrutura no eixo da calha permitirá o acesso para manutenção e limpeza.
Parte do recurso já garantido
Em junho desse ano, a Prefeitura de Santa Cruz recebeu a primeira parte do recurso para a Rua Coberta. Por meio de emenda parlamentar do deputado federal Márcio Biolchi (MDB) o município recebeu R$ 400 mil para a futura obra.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!