Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ação

FOTOS: bombeiros promovem qualificação em salvamento veicular

Foto: Rafaelly Machado

O trabalho do bombeiro exige frieza, agilidade e perspicácia. Mais do que isso, requer habilidade. Pensando nestes aspectos, o 6º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Santa Cruz do Sul, promoveu, nesta quinta-feira, 24, uma série de oficinas com o objetivo de qualificar os profissionais que atuam nos 53 municípios da área de abrangência.

Major Joel Dittberner, de 39 anos, sub-comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar | Foto: Rafaelly Machado

Cinco instrutores ministraram três exercícios práticos de treinamentos e técnicas de salvamento veicular para 20 bombeiros militares, civis e voluntários, que trabalham nas áreas onde há batalhão, nos municípios de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Vera Cruz, Venâncio Aires, Cachoeira do Sul, Encruzilhada do Sul, Lajeado, Estrela e Encantado. “Nossos bombeiros precisam estar preparados no momento de uma ocorrência. Quando uma guarnição se depara com veículo tombado, capotado, já vai ter um know how sobre como vão proceder, como vão chegar na ocorrência, utilizar as ferramentas e tornar o local seguro, isso tudo para cumprir o objetivo principal, que é salvar a vítima”, comentou o major Joel Dittberner, de 39 anos, sub-comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, que coordenou a ação.

LEIA MAIS: Prefeito de Pantano Grande se envolve em acidente com cachorro no interior do município

Publicidade

Na primeira oficina, chamada de “estabilização”, foi realizado um trabalho para deixar o veículo estável, a fim de organizar o espaço para o trabalho. Para isso, são utilizados a machadinha, calços, cinta e outras ferramentas. Depois do veículo travado por completo, é realizada outra ação, chamada de “abertura de espaços”. Nesta oficina, ainda com a suposta vítima dentro do carro, os bombeiros usaram o desencarcerador, uma ferramenta utilizada para cortar portas, tetos e outros metais danificados, a fim de abrir espaço para retirar a vítima.

Por fim, com o veículo estabilizado e as aberturas feitas, é realizado o trabalho de retirada da vítima, na oficina chamada de “Atendimento Pré-Hospitalar” ou “APH”. Neste passo, com todo o cuidado, é feita a estabilização da vítima e retirada para um superfície, normalmente uma maca. Depois, é levada a um hospital para atendimento médico.

Parceria

Diferente de outros anos, quando exercícios eram realizados em sucatas e restos de automóveis, desta vez, foram utilizadas duas Volkswagen Amarok, uma Chevrolet S10 e uma Toyota Corolla, todos novos. “Foi uma parceria bem importante que conseguimos nesse momento com a Receita Federal da nossa região. Antigamente, eram veículos abandonados no ferro velho, sucatas que não traziam a resistências dos carros atuais. Agora, são veículos em ótimo estado, que são os que estão circulando nas ruas e vamos nos deparar nas ocorrências”, salientou o major Joel, que ingressou nos Bombeiros há dez anos e trabalha em Santa Cruz há sete.

Publicidade

“Isso nos traz pra realidade e melhorar a qualificação dos nossos bombeiros, exercitando com as dificuldades que existem nas ocorrências reais como o airbag, freios ABS, todas as questões de segurança, como a que chamamos de célula de sobrevivência, que é a parte mais reforçada do veículo”, complementou o sub-comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar. Ainda segundo o major, a partir de um convênio, o Detran também disponibiliza veículos em bom estado aos bombeiros, para treinamento.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.