Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DE PORTAS ABERTAS

FOTOS: Biblioteca do Sesi volta a receber o público em Santa Cruz

Foto: Rafaelly Machado

Eloisa, Vania e Liege: expectativa pelo retorno dos leitores ao ambiente da biblioteca

O Dia Mundial do Livro é celebrado neste sábado, 23. A data será especial para os moradores de Santa Cruz do Sul, que voltam a ter acesso a um dos acervos mais completos de leitura na região. A Biblioteca do Sesi, localizada na Rua Carlos Trein Filho, 316, voltará a atender presencialmente após ficar dois anos fechada por conta da pandemia.

O espaço vai receber o público interno e externo, e realizar empréstimos a partir desta segunda-feira, 25. Além dos 320 estudantes e suas famílias e alunos das escolas no entorno, as estantes estarão aguardando os leitores ávidos de toda a comunidade. Com um acervo de mais de 25 mil livros, a biblioteca é a segunda maior no Estado pertencente ao Serviço Social da Indústria (Sesi). Além dos livros, o espaço possui revistas, DVDs e assinatura de jornais à disposição dos usuários. Os títulos estão atualizados e em breve será criada uma lista para compra de lançamentos.

E a boa notícia é que a partir de agora não haverá taxa de anuidade, e mesmo o público externo estará isento da cobrança. A pessoa interessada só precisa levar os documentos e um comprovante de endereço para realizar o cadastro, que permite retirar até cinco exemplares de cada vez. O registro é feito com leitor digital e a renovação pode ser feita por telefone. O espaço também pode ser utilizado para leitura e pesquisa.

Publicidade

LEIA MAIS: Bibliotecas adaptam rotinas para seguir oferecendo cultura

De acordo com a gerente de operações do Sesi, Liege Teixeira, a biblioteca em Santa Cruz é privilegiada em relação às outras unidades do Rio Grande do Sul. “Ela possui um acesso direto para uma avenida movimentada, não é assim em todas as unidades. Esse acesso facilitado ao público externo é um diferencial também, além de ter um acervo riquíssimo.” Ela reforça ainda o desejo de voltar a organizar ações em escolas, como contações, intervenções e visitas, e outros projetos envolvendo a biblioteca e o hábito da leitura.

A orientadora pedagógica Vania Leal Ozório lembra que, sem a perspectiva de reabertura, funcionários foram desligados. Ela chegou a temer que a biblioteca pudesse ser fechada. “Ninguém sabia o que ia acontecer. Mas agora, estar saindo da pandemia com uma biblioteca reabrindo, isso renova muito a esperança”, declarou. A notícia do retorno foi muito comemorada, principalmente pelos pais dos alunos, já que o Sesi tem o objetivo de formar leitores, com muitos momentos de leitura e atividades lúdicas no espaço.

Publicidade

A expectativa da equipe é de que, com o fechamento da Biblioteca do Sesc, em novembro do ano passado, o público faça a migração para o espaço do Sesi. Eloisa Helena Brito Rosa, auxiliar de biblioteca, comenta que as crianças estavam ansiosas pela reabertura, assim como as pessoas da comunidade, que batem na porta e ligam questionando sobre a volta das atividades. Outro hábito que será reforçado com os alunos do Sesi é o de realizar pesquisas no local, fugindo um pouco ao hábito de procurar informações apenas na internet.

LEIA TAMBÉM: Os sebos onde a cultura resiste em Santa Cruz

  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia; e das 13 horas às 17 horas. Aos sábados, das 7h30 às 11h30.
  • Cadastro: são exigidos documentos como CPF e RG e um comprovante de endereço.
  • Endereço: Rua Carlos Trein Filho, 316, Centro, Santa Cruz do Sul.
  • Telefone: (51) 3740 1800.

Semana da Leitura

Além da reabertura da biblioteca em Santa Cruz, o Sesi realiza em todas as unidades a Semana da Leitura. O objetivo da programação é promover a leitura, procurando levar conhecimento, compreensão, cultura e autoestima para toda a sociedade: pessoas de todas as idades, empresas e indústrias, escolas e comunidade. A programação inclui uma parceria com a plataforma Árvore, que permite a leitura online, além de lives com as escritoras Martha Medeiros e Ryane Leão.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Os livros físicos correm o risco de deixar de existir?

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.