Com o objetivo de garantir o abastecimento da cidade durante os próximos meses, a Prefeitura de Candelária aumentou nesta semana o barramento no Rio Pardo, na área entre o ponto de captação de água da Corsan e a Praia Carlos Larger, a Prainha. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Dionatan Tavares da Silva, informou que o município e a Corsan solicitaram a autorização para a obra junta à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) no final de outubro do ano passado diante do déficit hídrico. Ele relatou que o volume acumulado de chuva em 2020 atingiu a média de 1.700 milímetros, bem abaixo da média de 2.300 milímetros do ano anterior.
O secretário Dionatan Tavares da Silva, em entrevista nessa quinta-feira, 22, ao programa Radar, da Rádio Gazeta FM 107,9, disse que o menor volume de chuva causou preocupação diante do risco de problemas no abastecimento com nova estiagem durante o verão. Por isso, houve o encaminhamento do projeto técnico com a solicitação para execução da obra, com o objetivo de garantir maior reservagem de água.
LEIA TAMBÉM: Rio Pardo pode voltar a ter barramento em Candelária, para garantir abastecimento
Publicidade
A intervenção ocorreu após a Sema emitir no 12 deste mês a outorga de uso para reservação e captação de águas superficiais para a barragem no curso do Rio Pardo, com a finalidade de garantir o abastecimento público, bem como a autorização para a construção de uma barragem de nível no local.
As máquinas da Secretaria de Obras e da Agricultura e Meio Ambiente ergueram a taipa com seixos do leito do rio durante esta semana. O secretário Dionatan da Silva explicou que o aumento do barramento para 1,2 metro de altura já elevou o nível da água em 56 centímetros na captação, sem reter o fluxo que ainda existe no Rio Pardo. Com isso, a capacidade de armazenagem aumentou de 32 mil metros cúbicos para 65 mil metros cúbicos.
O secretário descarta o racionamento na cidade, mas apela para o uso consciente para evitar problemas no abastecimento. Observa que no interior do município há diversas famílias já sem água para o consumo, que são atendidas com caminhões-pipa da Prefeitura.
Publicidade
LEIA MAIS: Herveiras adota racionamento de água e mantém alerta
Segundo ano
A execução da obra emergencial no Rio Pardo para garantir o abastecimento da cidade ocorre pelo segundo ano consecutivo em Candelária. No começo de abril do ano passado, a Prefeitura e a Corsan organizaram um mutirão para a execução de um barramento próximo ao ponto de captação, para garantir a segurança hídrica da população diante da queda do nível no local. A obra foi feita com a concessão de medida em caráter emergencial pela Divisão de Recursos Hídricos do Estado.
LEIA TAMBÉM: Rim pretende retribuir a confiança dada pelo eleitor
Publicidade