FOTOS: alunos de Medicina da Unisc participam de acidente simulado

O acidente simulado, proposto pela Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, realizado na manhã desta sexta-feira, 20, chamou a atenção de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que passavam nas imediações do trevo Fritz e Frida, na RSC-287, em Santa Cruz do Sul. A ação, alusiva ao Movimento Maio Amarelo, contou com a participação de diversas instituições e entidades.

Dentre os envolvidos, estavam profissionais do Corpo de Bombeiros, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Fiscalização de Trânsito e Guarda Municipal. Também, um grupo de alunos da chamada Liga Acadêmica do Trauma, projeto de extensão criado em 2006 por estudantes do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) com foco na área da traumatologia, participou das ações.

LEIA MAIS: Simulação de acidente busca conscientizar motoristas sobre os perigos do trânsito

Publicidade

Eles se passaram por supostas vítimas ou mesmo familiares, dentro do contexto do acidente simulado. Para isso, os estudante fizeram pinturas que simularam os ferimentos que teriam sofrido dentro do cenário preparado pela Rota de Santa Maria. Conforme o estudante do 8º semestre de Medicina, Victor Gottems Vendrusculo, de 21 anos, o objetivo de participar da ação é entender o mecanismo dos processos a serem tomados, tanto pré como intra-hospitalar.
“Também, buscamos entender como os órgãos de segurança, como a polícia, bombeiros e Samu atuam, para atender as necessidades médicas no momento em que nos forem solicitadas”, comentou Victor.

A pista central do trevo Fritz e Frida foi fechada para o exercício. Após a simulação de acidente, já por volta de meio-dia desta sexta-feira, o trânsito foi totalmente liberado no entorno.

LEIA MAIS: VÍDEO: ação de conscientização simula acidente na RSC-287

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.