Educação

FOTOS: alunos aprendem sobre história de Santa Cruz construindo maquetes de pontos turísticos

A garotada da Escola Municipal Duque de Caxias, do Bairro Ana Nery, deu uma aula de criatividade e conhecimento nesta semana. Após um período de pesquisa sobre a história de Santa Cruz do Sul, a partir dos pontos turísticos da cidade, as turmas 41 e 42 criaram maquetes dos principais lugares do município, seguindo o tema “Santa Cruz do Sul, nossa história, nossas memórias”.

Utilizando papel, cola e muita tinta e lápis de cor, o resultado foi a construção de verdadeiras obras de arte, muito fiéis aos pontos escolhidos pelos estudantes. O trabalho foi coordenado pelas professoras Sandra Reis e Juliana Marques.

LEIA TAMBÉM: Alunos da Emei Aliança vão ser atendidos em novo local

Publicidade

“Entendemos que, resgatando a história do nosso município, é uma forma de incentivar os estudantes a compreenderem a sua trajetória, valorizando os nossos antepassados. Trabalhamos com eles desde a vinda dos imigrantes, que tiveram muitos desafios, para eles poderem respeitar e valorizar toda esta história da qual eles fazem parte hoje”, disseram as educadoras.

Até a confecção das maquetes, o trabalho envolveu várias etapas. A primeira delas foi a vinda dos imigrantes alemães retratada nas embarcações, em formato de desenho. Após, os alunos estudaram a localização geográfica de Santa Cruz do Sul, com a construção de mapas, e depois visitaram prédios, parques e pontos turísticos da cidade.

LEIA TAMBÉM: Escola ensina sobre educação financeira na ‘ponta do lápis’ no interior de Santa Cruz

Publicidade

No último sábado, 28, ocorreu a Mostra de Trabalhos no educandário, com a presença de familiares dos estudantes. E nesta semana, em uma das salas multifuncionais, alunos de todas as turmas prestigiam a exposição e aprendem um pouco da história da cidade com os colegas.

Orgulhoso do seu trabalho estava o garoto Arthur Vicente Correa Kretzmann, de 10 anos, que reproduziu a Catedral São João Batista e a Praça Getúlio Vargas. “É um dos lugares mais bonitos de Santa Cruz, e gosto de ir lá com minha família. O que aprendi com este trabalho não vou mais esquecer”, disse.

Já o aluno Théo da Rosa, de 10 anos, reproduziu o Parque da Cruz. “Escolhi esta porque eu acho o lugar mais bonito de Santa Cruz, porque dá para ver a cidade lá de cima”, revelou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Educação distribui 60 mil livros pedagógicos para as escolas

Kaio Rodrigues, de 9 anos, utilizando papel machê, esbanjou talento ao reproduzir os bonecos do Viaduto Fritz e Frida, sem esquecer das flores. “Fui lá muitas vezes com minha família, e acho legal lá”, contou.

A diretora da instituição, Carla Soder, avaliou a iniciativa. “As maquetes construídas pelos estudantes é um longo trabalho planejado pelos professores, equipe pedagógica e gestora, juntamente com o apoio da Secretaria da Educação, que proporcionou o transporte para que os alunos conhecessem os pontos turísticos de Santa Cruz. Assim eles puderam sair das salas de aula e conhecer nossa cidade. E o resultado foi gratificante, pois mostraram, a partir das maquetes, que a aprendizagem ultrapassa também os muros da escola”, relatou.

Publicidade

Professoras Sandra Reis e Juliana Marques
Kaio Rodrigues, de 9 anos, reproduziu os bonecos do Viaduto Fritz e Frida
Arthur, de 10 anos: “O que aprendi não vou mais esquecer”

Projeto “Meu lugar no mundo”

Outra iniciativa desenvolvida na Emef Duque de Caxias, é o projeto Meu Lugar no Mundo, com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme explica a professora dos pequenos, Sandra Reis. “O conteúdo desenvolvido neste projeto visa apresentar aos estudantes o seu lugar de vivência, por meio do estudo das moradias e de seu entorno, bem como na sua localização no mundo. Como fechamento do projeto os estudantes realizaram a construção da maquete da sua casa (moradia), utilizando materiais alternativos”, relatou.

Augusto, de 7 anos, reproduziu o condomínio em que reside
Natally Oliveira, de 8 anos
Os gêmeos Kael e Maria Batista, de 7 anos, trabalharam juntos na confecção da casa
No projeto Meu lugar no mundo, alunos confeccionaram suas próprias casas

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.