A 33ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul foi aberta oficialmente, em cerimônia realizada na Praça Getúlio Vargas, na noite desta quinta-feira, 1º. Estiveram presentes no local a escritora Letícia Wierzchowski, patrona desta edição; a gerente do Sesc unidade Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira; o secretário municipal da Cultura, Marcelo Corá, que representou a prefeita Helena Hermany, entre outras autoridades, organizadores e parceiros.
Letícia salientou a importância da literatura na vida das pessoas e também de eventos como esse para divulgar o trabalho dos autores e atrair a atenção dos leitores, sobretudo os jovens. “Nesse período em que todos nós estivemos afastados das pessoas que gostamos e também da nossa rotina, nunca foi tão claro para todos o quanto as histórias podem salvar”, disse.
LEIA MAIS: Primeira tarde da Feira do Livro lota a Praça Getúlio Vargas
Publicidade
Para ela, se durante o isolamento social causado pela pandemia não houvesse livros para ler, filmes e séries para assistir e músicas para apreciar o percurso teria sido muito mais complicado. “Não sei se nós teríamos sobrevivido emocionalmente àquilo tudo.” Ela fez ainda uma brincadeira com o slogan da edição atual. “Se ele diz ‘Eu amo ler!’, eu amo escrever.” Na sequência, a orquestra Santa Cruz Filarmonia se apresentou.
Líder da organização, Roberta Pereira agradeceu a presença de todos e exaltou o papel da homenageada, a professora Márcia Simon. Por mais de 30 anos, ela atuou na rede de educação do município e se destacou como uma grande incentivadora da leitura entre os alunos. “Depois de todo esse tempo podemos voltar a ter a praça invadida pelos livros, pela cultura, pela música e por todas as linguagens que fazem parte da nossa feira”, declarou. Reforçou também a importância dos diversos expositores presentes no evento, além dos demais escritores.
LEIA TAMBÉM: Boca Migotto lança livro sobre cinema gaúcho na Feira do Livro de Santa Cruz
Publicidade
As atividades já haviam iniciado na manhã desta quinta-feira com a abertura das bancas e diversas apresentações no palco principal. São 18 livreiros presentes na Praça Getúlio Vargas com livros dos mais diversos gêneros, estilos e preços, além de revistas e outras publicações. O evento segue até a próxima quarta-feira, 7, e tem entrada gratuita.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade