Categories: Cultura e Lazer

Fotojornalista lança livro que mostra Santa Cruz como nunca se viu

O fotojornalista Inor Assmann é um dos nomes mais conhecidos de seu ramo no Rio Grande do Sul. Só na Gazeta Grupo de Comunicações, já se vão 35 anos de trabalho. E o público poderá conferir mais uma demonstração de seu talento a partir da próxima terça-feira, 19. A partir das 19 horas, com um coquetel na Casa das Artes Regina Simonis, Inor vai lançar o livro Retratos de Santa Cruz do Sul – A cultura e a história pelas lentes de Inor Assmann. É uma publicação independente, viabilizada com recursos da Lei Rouanet, que conta com o apoio da Associação das Entidades Empresariais (Assemp), Universal Leaf Tabacos e Mor.

A luxuosa edição traz centenas de fotos inspiradas e peculiares do cotidiano de Santa Cruz, cidade e interior. “Algumas estavam guardadas há muito tempo”, conta Inor. Elas são complementadas com textos breves sobre diferentes aspectos do município: arquitetura, monumentos, gastronomia, religiosidade, colonização, trabalho, diversificação e alegria (as grandes festas e eventos). Os textos são assinados por Milton Keller, Olgário Vogt, Emerson Haas, Ronaldo Wink, Nestor Raschen, Iro Schünke, Flavio Haas e Ademir Müller. Há ainda um poema do jornalista Mauro Ulrich e, encerrando a obra, um posfácio da escritora santa-cruzense Lya Luft.

Capa do livro Innor Assmann

A ideia era fazer uma publicação para divulgar o município. São 2 mil exemplares que serão, em parte, distribuídos a bibliotecas e escolas. Os textos são traduzidos para português e alemão. O projeto gráfico e a diagramação são de Márcio Oliveira Machado.

Publicidade

A cidade de Lya

“Muitos de meus sonhos hoje, depois de tantas décadas, ainda ocorrem em algum lugar de Santa Cruz. Ou na casa de meus pais, ou no casarão de meus avós maternos, onde ficava o Tabelionato Neumann o belo casarão que tanto frequentei e amei na minha infância, hoje ocupado por  algum edifício.”

Assim começa o texto especialmente escrito por Lya Luft, santa-cruzense e uma das escritoras mais célebres do Brasil, para o livro produzido por Inor Assmann. O fotógrafo a convidou e a autora não hesitou em aceitar. “Ela foi super receptiva, muito simpática”, conta Inor. Entre outras coisas, Lya recorda a casa de seus pais, hoje atrás do Monumento ao Imigrante, onde cresceu, e sua passagem pelos colégios Mauá e Sagrado Coração de Jesus. “Fui aluna bastante relapsa e levei muito castigo no amado Colégio Mauá”, lembra, “de grandes professores, belas memórias e amizades”.

A escritora quase viria para o lançamento da obra na terça-feira que vem, na Casa Regina Simonis. Infelizmente, a morte inesperado de seu filho André, no início do mês passado, em Florianópolis, levou-a a cancelar muitos planos que tinha para este fim de ano.

Publicidade

Inor Assmann avisa que alguns exemplares de Retratos de Santa Cruz do Sul estarão disponíveis na Livraria e Cafeteria Iluminura a partir da próxima semana. Na noite do lançamento, algumas fotos também estarão expostas no saguão da Casa das Artes e poderão ser adquiridas. Imagens belas, inusitadas e, por que não, poéticas, como as que ilustram esta matéria.

Inor J. Assmann

 

Fotojornalista premiado, Inor José Assmann é natural de Santa Cruz do Sul e atua na Editora Gazeta, onde atende principalmente demandas dirigidas às publicações do agronegócio, em edições bilíngues, sobre cerca de 20 culturas distintas. É proprietário da Agência Fotográfica e Editora Assmann e viaja o Brasil fotografando.

Publicidade

Entre outras edições, seus trabalhos podem ser conferidos nos livros 180 Anos da Imigração Alemã no Brasil, 200 Anos de Rio Pardo, Lições de Vida (em parceria com a jornalista Luciane Rodrigues) e no do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart).

São dele também os instantâneos que ilustram a Exposição Fotográfica da Oktoberfest. Inor tem efetiva participação em exposições coletivas e individuais e itinerou, por toda a América Latina, com o Internacional New Holland, que o premiou em duas ocasiões. Também foi vencedor nos concursos Top Etanol e Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Em 2008 foi escolhido pela revista Fotografe Melhor como um dos 20 melhores fotógrafos do País.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.