O universo empresarial do Rio Grande do Sul acompanha atentamente nesta quinta-feira, 6, um dos principais eventos do ano para fortalecimento de negócios. O 6º Fórum Internacional de Infraestrutura e Logística concentra líderes e tomadores de decisão entre 8h30 e 17h30 no Hotel Plaza São Rafael.
A realização é da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e prevê 11 palestras, que abordarão os modais hidroviário, rodoviário, ferroviário e aéreo, este particularmente inserido a partir da chegada da concessionária alemã Fraport para desenvolver projetos no Aeroporto Salgado Filho.
A proposta é aproximar empresas, apresentar cases, estimular o pensamento criativo e desenvolver ideias e negócios nesse segmento, como informa o presidente da Câmara BrasilAlemanha, Marcus Coester. Ele fará a abertura ao lado de Renê Wlach, vice-presidente da entidade e coordenador do Comitê de Logística da Câmara Brasil-Alemanha, e de Thomas Schmitt, cônsul geral da Alemanha no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Publicidade
Renê Wlach, que é santa-cruzense, avalia como positivos os resultados dos últimos anos. “A Câmara, em 2012, percebeu que havia um espaço para identificar novas modalidades na área de infraestrutura no Estado. Desde então, passamos a realizar este encontro anual, com a presença de grandes empresas. Com isso, vamos evoluindo e construindo relacionamento”, comentou.
O cônsul geral da Alemanha no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Thomas Schmitt, afirma que as empresas gaúchas e alemãs são boas parceiras. Ele destaca a concessão do Aeroporto Salgado Filho à Fraport, que é alemã. “Essa negociação mostra o interesse de empresas alemãs em investir, fornecer e também em servir como consultoras para seus parceiros”, disse.
Participando do evento, o secretário adjunto de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Eduardo Krause, comentou ainda sobre a RSC-287, afirmando que a rodovia é uma das prioridades do governo. “Estamos revisando as sugestões apontadas nas audiências públicas, dando resposta ao anseio do cidadão, e pretendemos publicar os três editais de concessão em setembro.”
Publicidade