Categories: Regional

Fórum Regional de Saúde Mental reúne 700 participantes em Vale Verde

O Fórum Regional de Saúde Mental foi realizado nesta terça-feira, 19, em Vale Verde, com o tema “Dê asas a sua loucura: vista sua fantasia e venha ser você”. O evento que reúne profissionais, estudantes, usuários e familiares dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos mais diversos serviços das redes de atenção psicossocial (Raps) da região acontece anualmente, próximo ao dia 18 de maio, para salientar o Dia da Luta Antimanicomial.

Segundo os organizadores, a representatividade do Fórum propicia a inserção, nas respectivas comunidades, de uma nova forma de promover saúde mental, baseada em uma abordagem biopsicossocial, com enfoque comunitário, preventivo e reabilitador. A estimativa é de que 700 pessoas participaram de atividades como oficinas, rodas de conversa e apresentações para socialização, entre usuários (as), familiares, trabalhadores (as) da saúde, estudantes e comunidade em geral.

Histórico

Publicidade

O Fórum Regional de Saúde Mental surgiu em 1997, da necessidade de um pensar coletivo e interdisiplinar sobre a reorientação assistencial em saúde mental. A entidade foi instituída por meio de reuniões mensais entre representantes das ações de saúde mental nos municípios que compõem a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS): Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.
 

Conquistas

– 11 Caps cadastrados;
– Região com maior cobertura de Caps no Estado em relação ao número de habitantes;
– Maior cobertura de leitos para tratamento de álcool e outras drogas;
– Rede fortalecida na atenção primária, com referência em saúde mental em todos os municípios da região;
– Desenvolvimento, junto à Unisc, do primeiro Programa de Educação pelo Trabalho regional do Brasil (PET Saúde Mental);
– Participação na organização e execução do Curso de Extensão Integralidade e Saúde Mental com duas edições regionais;
– Participação na organização e mobilização das conferências de saúde mental

Publicidade

Teatro do grupo de Porto Alegre “Nau da Liberdade”
Foto: Duda Oliveira

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.