Categories: Centro-Serra

Fórum discute a importância de consumir alimentos orgânicos

Com o intuito de valorizar e estimular a produção de alimentos para o autoconsumo com diversidade e qualidade, incentivando as famílias a adotarem práticas que melhorem sua qualidade de vida partindo de uma alimentação equilibrada e adequada foi realizado nessa terça-feira, 16, em Lagoa Bonita do Sul, o Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar. Em sua nona edição o evento, que contou com a participação de cerca de 200 pessoas dos dez municípios da região Centro Serra, destacou a importância do cultivo e consumo de alimentos orgânicos. 

No início das atividades, a engenheira agrônoma e doutoranda do Núcleo de Estudos em Agroecologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), Isabel Cristina Lourenço da Silva, palestrou sobre “Por que consumir alimentos orgânicos”, destacando alguns dos agrotóxicos mais utilizados no Brasil para o cultivo em hortas e pomares, seus efeitos na saúde humana, segundo pesquisas realizadas, e a importância da adoção de práticas agroecológicas no cultivo dos alimentos em hortas e pomares. “No Brasil há uma permissividade dos órgãos competentes do uso de substâncias que há tempos são proibidos em outros países”, alertou. Segundo a palestrante, estudo feito pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), alimentos como morango, pimentão, cenoura e pepino, apresentaram o limite de princípios ativos autorizados acima do permitido ou com presença de produtos não autorizados para a cultura. “Precisamos ficar atentos a essas informações”, completou Isabel.

Dando continuidade à programação, foram realizadas as apresentações dos trabalhos de segurança e soberania alimentar desenvolvidos pela Emater/RS-Ascar nos municípios participantes. Neste ano, foram trabalhados os temas mandioca, fruticultura, batata-doce, cana-de-açúcar, saberes e cores na mesa e avicultura colonial. A agricultora Ivanir Goetze Redin, do município de Arroio do Tigre, apresentou as ações desenvolvidas na propriedade da família localizada na comunidade de Vila Progresso e a importância da orientação técnica. “A Emater realizou um dia de campo na minha propriedade, com orientações sobre manejo do pomar. Esses encontros são muito importantes para aprendermos sempre mais, assim como o apoio técnico na propriedade”, frisou.

Publicidade

O público participante também pôde acompanhar o relato da participação da extenionista social Lisandra Mergen e das agricultoras Tatiana da Silva Fernandes e Simone Giehl na Conferência Internacional Agricultura em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb), realizada no mês de setembro em Porto Alegre, e que contou com a apresentação do trabalho de Segurança e Soberania alimentar desenvolvido na região Centro Serra. “Esse evento só veio gerar conhecimento e experiência. Para nós, filhos de pequenos agricultores quilombolas, foi muito proveitoso, pude conhecer muitas pessoas. Em especial, a palestra dos representantes do Quênia foi muito significativa, pois fez resgatar minhas origens”, expôs Tatiana, que reside na Comunidade Remanescente de Quilombo Rincão dos Caixões, no município de Jacuizinho.

Desde que teve início os projetos de segurança e soberania alimentar na região Centro Serra foram realizados nove fóruns microrregionais com a participação de mais de 1,4 mil pessoas, 68 fóruns municipais de segurança e soberania alimentar com a participação de mais de quatro mil pessoas, atendidos 164 grupos de mulheres rurais, realizados 93 eventos de troca de sementes e mudas crioulas, 1.211 receitas regatadas e participação de mais de 23.580 pessoas em eventos da área. A gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Lúcia Souza, prestigiou o evento e destacou a valorização da mulher rural. “Eventos como esse são importantes para demonstrar o protagonismo da mulher na família e nas comunidades rurais, contribuindo para o desenvolvimento dos municípios”.

Durante o evento também foram realizadas apresentações artísticas, comercialização de produtos da Agricultura Familiar e troca de mudas e sementes crioulas. O Fórum Microrregional de Segurança e Soberania Alimentar é alusivo à Semana da Alimentação e foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Associação Municipal das Trabalhadoras Rurais com o apoio da Prefeitura de Lagoa Bonita do Sul.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.