Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Fórum de Saúde Mental debate a participação popular

O Dia da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, é lembrado em Santa Cruz do Sul através do 20º Fórum Regional de Saúde Mental do Vale do Rio Pardo, com a temática A participação popular fortalece o controle social. Durante todo o dia, representantes dos municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) estiveram integrados ao evento que iniciou às 8h30min no Parque da Oktoberfest e contou com atividades até o final da tarde,. Participaram usuários, familiares, trabalhadores de saúde, agentes comunitários de saúde, estudantes e comunidade em geral.

Um dos momentos marcantes foram os depoimentos dos usuários do Capsia, Jenifer de Matos Camargo; do Caps II, Silvia Lilian Garmatz e do Caps AD, Luciano de Oliveira. Com palavras de agradecimento, ressaltaram o apoio e o atendimento recebidos e que se tornaram essenciais para a inserção na sociedade. “Não podemos ser vistos apenas como pacientes psiquiátricos, precisamos que escutem o que estamos sentindo e que a sociedade se conscientize disso. Existem casos de pessoas que sentem vergonha por esta condição e por isso devemos lutar para que isso não ocorra”, relatou Silvia.

O secretário de Saúde, Henrique Hermany, enfatizou a importância dos depoimentos dos usuários. “Tudo o que foi relatado por eles mostra o avanço que temos na área da saúde mental nos últimos anos e a equipe que trabalha nesta área é extremamente importante. Devemos romper com preconceitos, através do apoio do poder público e da família.” Também estiveram presentes a coordenadora da 13ª CRS, Mariluci Reis e a representante do Fórum Regional de Saúde Mental, Anelise Aprato.

Publicidade

A programação contou com recepção e café compartilhado no Pavilhão Central. Em seguida foram realizadas apresentações artísticas com a Banda da Apae e o grupo de dança do Programa de Prevenção à Violência (PPV) de Santa Cruz, show de talentos e apresentação de teatro da Comunidade Terapêutica Recomeçar. Ao logo do dia oficinas, atividades lúcias e rodas de conversa integraram os participantes.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.