Atendendo a sugestões dos participantes de edições anteriores, as programações do 12º Fórum Internacional e 16º Fórum Nacional de Educação deste ano ocorrerão em novo formato em Venâncio Aires. De acordo com o secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique, desenvolver as formações de maneira menos extensa e cansativa, e também com mais efetividade na prática aos profissionais da educação, é a didática que marca a retomada das atividades presenciais dos fóruns.
Apesar das atividades que já ocorreram em fevereiro, abril e maio, o cronograma prevê para julho, entre os dias 18 e 20, palestras com profissionais renomados, oficinas e seminário com troca de experiências entre os participantes. Os momentos de formação são voltados a professores, de forma especial aos da rede municipal da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
LEIA TAMBÉM: Elenor Schneider: o bom professor é um acolhedor, um semeador de caminhos
Publicidade
A programação de julho dos fóruns Nacional e Internacional foi apresentada durante a cerimônia de entrega de equipamentos tecnológicos aos diretores das escolas municipais. O prefeito Jarbas da Rosa, ao lado da vice-prefeita Izaura Landim, destacou os esforços e a prioridade da administração para oferecer tecnologia e melhorias nos prédios e espaços escolares, sem deixar de levar oportunidade de qualificação aos profissionais que atuam na rede municipal. “Eu tenho muito orgulho dos profissionais de Educação. Vocês são os legítimos representantes do serviço público porque estão lá na ponta com os alunos, com os pais, com as comunidades”, destacou Jarbas.
Conforme o secretário de Educação, as palestras previstas para julho devem ter parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), assim como as oficinas contarão com o apoio do Sebrae. “Tínhamos quatro ou cinco dias de fórum e os participantes avaliavam como cansativos e sem muita efetividade na prática. A ideia agora é ir fazendo essa formação em etapas para que os assuntos possam ser aplicados e avaliados durante o ano pelos professores. Sobretudo, promover a troca de experiências entre os nossos professores, de acordo com a nossa realidade, é a maneira com a qual julgamos ter ótimos resultados práticos para a Educação.”
LEIA TAMBÉM: Repensar Educação chega ao fim com sucesso
Publicidade
Serão palestrantes nos dias 18, 19 e 20 de julho: professor doutor António Nóvoa, professora doutora Magali Quevedo Grave, professora doutora Aline Lorandi, professor mestre Rafael Kelleter, professor doutor Altino José Martins Filho e professora mestra Luana Tolentino.
Além das palestras, será realizado o 2º Seminário de Práticas Pedagógicas na Educação e Oficinas com o Sebrae. Já para outubro, as atividades serão com a professora especialista Siméia Goularte, além de oficinas e encontros por componentes curriculares. Depois de dois anos em formato on-line por conta da pandemia do coronavírus, as atividades voltam a ser presenciais.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.