A 21ª Expoagro também foi palco do 7º Fórum de Diversificação de Atividades de Produção Rural, encontro no qual sete cooperativas de agricultura familiar puderam apresentar suas trajetórias e o modelo de negócios que aplicam. Participaram a Coopervec, de Vera Cruz; Coopasvale, de Passo do Sobrado e Vale Verde; Cooprova, de Venâncio Aires; Cooperlaf, de Boqueirão do Leão, e Coopersanta, Copromel e Ecovale, de Santa Cruz do Sul. O tema desta edição foi “Modelos cooperativos na agricultura familiar de alimentos”.
LEIA MAIS: Dia de Campo do Arroz apresenta novidades para qualificação do setor
A atividade é promovida pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) e Afubra. O discurso de abertura foi feito pelo presidente do Corede, Heitor Álvaro Petry, que chamou a atenção para a importância da diversificação dos cultivos nas pequenas propriedades da região. Ele falou ainda sobre os avanços significativos obtidos nos últimos 20 anos e das alternativas que esses produtores encontram nas cooperativas para acessar o mercado e buscar novas tecnologias. Estiveram presentes o deputado federal Heitor Schuch (PSB) e o deputado estadual Edivilson Brum (MDB). Ambos se colocaram à disposição para atuar junto aos governos estadual e federal em favor da agricultura familiar.
Publicidade
O primeiro case apresentado foi o da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec). A presidente Daís Daniele Schubert falou sobre o início difícil, com apenas 20 associados, pouca variedade de produtos e um único cliente. Hoje são 110 associados, mais de 80 produtos e várias instituições compradoras. “Agora, atendemos também escolas estaduais de Vera Cruz, Santa Cruz e Vale do Sol, prefeituras, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e programas de aquisições de alimentos.” Segundo ela, os agricultores são responsáveis somente pela produção, enquanto a venda e a gestão ficam a cargo da cooperativa.
LEIA TAMBÉM: Do sul do Estado para a Expoagro: doces coloniais de Pelotas dão sabor especial à feira
Ainda mais recente, a Cooperativa Agrícola de Passo do Sobrado e Vale Verde (Coopasvale) tem somente oito anos de fundação, mas já alcança resultados expressivos. Os dados foram apresentados pela presidente Vanessa Ferreira e pela tesoureira Eluana Konzen.
Publicidade
Atualmente, são 64 associados e produção estimada em mais de 10 toneladas de alimentos. Eluana destacou a participação de dezenas de alunos das escolas agrícolas no fórum. “É fundamental que a juventude esteja aqui e consiga perceber que a agricultura ainda pode proporcionar um bom futuro.”
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!
Publicidade