Após Santa Cruz se tornar referência no Estado, com a criação da Coordenadoria Municipal da Diversidade, o município torna-se também um dos pioneiros em congregar forças para promover políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+, em especial, no combate ao preconceito. Nesta sexta-feira, 23, com a realização do 2º Fórum da Diversidade, cerca de 300 pessoas, muitas delas representantes do movimento de outros 16 municípios do Rio Grande do Sul, estiveram presentes no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
LEIA TAMBÉM: 2º Fórum da Diversidade vai debater ações pelo fim do preconceito e da violência
Prestigiando o evento, a prefeita Helena Hermany, com a faixa de madrinha da diversidade, reafirmou seu compromisso em cuidar de todas as pessoas. “Estamos começando a semana de aniversário do município, e nada mais significativo do que começar com este evento. Nosso trabalho como gestores é dar espaço a todas as pessoas, e Santa Cruz é uma cidade que cuida de todos, e que respeita a todos. Neste aniversário de 144 anos do município, é uma alegria celebrar com vocês esta data”, declarou.
Publicidade
O coordenador Municipal da Diversidade, e presidente do Conselho Municipal da Diversidade, Ruben Quintana, salientou a importância do encontro. “Momentos como este são fundamentais para discutirmos políticas públicas. Alguns insistem em dizer que preconceito não existe, mas existem sim. E isso não é um problema individual, mas está atingindo a sociedade. Precisamos de uma sociedade mais amorosa, com mais carinho e respeito às diversidades”, afirmou. A programação teve continuidade com palestras, exibição de curta-metragens e debates, dentro dos temas educação e direitos humanos, políticas públicas para a comunidade LGBTQIA+. O encerramento ocorreu com a apresentação artística do ator João Carlos Saldanha e a Drag Maria Helena Castanha.
LEIA TAMBÉM: Entenda por que o Orgulho LGBTQIA+ é comemorado internacionalmente em junho
Um dos pontos altos do evento foi a adesão do município ao Pacto de Cidadania LGBTQIA+, criado pelo governo do Estado. Através da assinatura do Termo de Cooperação, Santa Cruz do Sul será contemplada com políticas públicas estaduais, fazendo parte assim da Rede Estadual de Proteção a Pessoas LGBTQIA+. No ato, esteve presente o Diretor de Diversidade Sexual e Gênero do Governo do Estado, Dani Morethson. “Parabenizo a prefeita que está tornando Santa Cruz uma cidade cada vez mais plural e acolhedora”, disse.
Publicidade
O evento foi uma realização do Conselho Municipal da Diversidade (Comudi) e Coordenadoria Municipal da Diversidade, vinculadas à Administração Municipal, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte (Sehase), OAB Subseção Santa Cruz do Sul, Unisc, A4 Agência Experimental da Unisc e Instituto Palavrações.
LEIA TAMBÉM: Oficializada criação da Coordenadoria da Diversidade em Santa Cruz
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.