Regional

Fórum abre edital para distribuição de recursos

A Vara de Execução Criminal (VEC) Regional da Comarca de Santa Cruz do Sul está cadastrando entidades públicas ou privadas com finalidade social. O objetivo é distribuir recursos oriundos de ações que tramitam no Poder Judiciário. Segundo a juíza Luciane Inês Morsch Glesse, poderá participar qualquer entidade legalmente constituída, com sede em Santa Cruz, Gramado Xavier, Herveiras, Passo do Sobrado e Sinimbu.

A juíza destaca que toda comarca tem uma conta onde são depositadas verbas das penas alternativas ou transações penais. “Todo ano, o juiz responsável tem que disponibilizar um edital de convocação para que sejam selecionadas entidades habilitadas a receberem esses recursos, porque como esses valores são provenientes da comunidade, devem ser revertidos em prol de projetos para a própria comunidade”, explica.

LEIA TAMBÉM: Fórum encaminha última leva de processos físicos para incineração

Publicidade

Obrigatoriamente, os grupos devem ter como objeto de contrato ou ato constitutivo as áreas de assistência, segurança pública, saúde, educação, qualificação profissional e geração de trabalho e renda. O edital publicado pelo Fórum da Comarca de Santa Cruz tem validade de 30 dias e segue aberto até a próxima quinta-feira, 6.

“Temos 11 entidades já cadastradas. E é importante que aquelas que ainda não se cadastraram, façam o contato com a VEC e vejam a necessidade de apresentação de documentos para, posteriormente, concorrerem a uma chamada pública na qual serão analisados os projetos para recebimento desses valores”, acrescenta Luciane.

LEIA TAMBÉM

As entidades já cadastradas precisam atualizar os documentos se quiserem seguir concorrendo aos recursos. “A disponibilização de valores é sujeita a auditoria, não só pela corregedoria do Tribunal de Contas, como também pela própria Corregedoria-Geral de Justiça. Todos os documentos devem estar vigentes para que não ocorra problemas de retorno desses valores.”

Publicidade

No ano passado, segundo a juíza, foram distribuídos aproximadamente R$ 250 mil oriundos de penas alternativas. Foram contemplados, no último edital, projetos referentes a melhorias em escolas e projetos de assistência social, dentre outros. O edital está disponível nas redes sociais (Facebook e Instagram) da Comarca de Santa Cruz do Sul.

* Colaborou Ronaldo Falkenback.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.