Categories: Esportes

Fórmula 1 estuda mudanças e pode até introduzir corrida de classificação aos sábados

O comunicado divulgado pelo Grupo de Estratégia da F1 nesta quinta-feira, 2, encerra com uma informação que pode resultar em um formato de fim de semana completamente diferente nas etapas do Mundial: duas corridas seriam realizadas.

O Grupo de Estratégia se reuniu neste fim de semana, e propostas para uma mudança na programação das etapas do campeonato foram debatidas. A principal delas, de acordo com o jornalista Will Buxton, da NBC Sports, é que o TL3 se transformaria na classificação, e que uma corrida classificatória na tarde de sábado é que definiria o grid de largada para o GP de domingo.

Formato semelhante já é adotado em outras categorias, como o Mundial de GT. A ideia é que essa nova prova tenha duração de uma hora. “Empolgantes e inovadoras, diversas mudanças à classificação e ao formato dos finais de semana de corrida também foram discutidas e estão sendo avaliadas pela FIA e pela FOM para introdução já na temporada 2016”, diz a nota oficial.

Publicidade

Há duas semanas, no fim de semana do GP da Áustria, o presidente da FIA havia comentado sobre o assunto. “O formato do fim de semana pode ser melhorado. Se deveríamos aumentar ou encurtar a corrida em dez voltas, é algo a ser debatido. Deveríamos fazer uma corrida curta no sábado? Por que não?”, falou Jean Todt.

Qualquer mudança envolve muitas questões logísticas e de negócios, como, por exemplo, a venda das atividades para a televisão, bem como questões referentes ao regulamento técnico e esportivo. Uma proposta final ainda precisaria ser aprovada pelo próprio Grupo de Estratégia em uma próxima reunião.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.