O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) realizou na manhã do último sábado, 5, a formatura de declaração de aspirantes a oficial da reserva da oitava turma do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). Ela teve como lema 75 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial. Os 20 alunos que iniciaram a preparação em 17 de fevereiro foram declarados aspirantes a oficial da arma de Infantaria. A solenidade teve início às 9 horas, com a diplomação no auditório. Uma hora e meia depois, a cerimônia foi realizada no Pátio Duque de Caxias, com a presença de autoridades militares e de alguns familiares, respeitando as restrições impostas pela Covid-19.
Na cerimônia, os aspirantes descerraram a placa da turma e participaram da formatura de declaração de aspirantes a oficial. No pátio, eles receberam de seus familiares a espada, símbolo do oficialato, e realizaram o juramento do oficial da reserva do Exército Brasileiro. Durante o ato, o aspirante a oficial Josias Machado Vieira, primeiro colocado da turma, recebeu a medalha Correia Lima – comenda que simboliza a dedicação ao ensino – do coronel Fernando Barcellos da Rosa. A espada de prata foi entregue a ele pelo presidente da Associação de Oficiais Militares de Santa Cruz do Sul, Jones Alei da Silva. O segundo colocado foi João Gabriel Nunes e o terceiro, Henrique Silveira Bastos.
LEIA MAIS: 7º BIB realiza Formatura de Declaração de Aspirantes a Oficial da Reserva
Publicidade
Ao final da cerimônia, os aspirantes marcharam pelo Portão das Armas, recebendo pela primeira vez a continência de oficial, simbolizando o encerramento do curso de formação.
Desde a criação em 1942, em Santa Maria, o NPOR do 7º BIB formou 1.108 aspirantes. Além de atuar na formação do oficial combatente, o NPOR é uma escola de civismo e valores.
LEIA MAIS: Exército tem 76 anos de história em Santa Cruz
Publicidade
This website uses cookies.