Polícia

Força Tática prende quadrilha especializada em assaltos no Margarida

Uma quadrilha especializada em assaltos foi identificada e presa pelos policiais da Força Tática (FT) da Brigada Militar (BM) em Santa Cruz do Sul. O trabalho iniciou imediatamente após um roubo cometido na noite de quinta-feira, 6. O crime aconteceu às 19h30.

Um jovem de 24 anos havia colocado o celular, um iPhone12 azul, para venda em um grupo de negociações no Facebook. Um suposto comprador aceitou o preço e marcou os detalhes da entrega no produto, na Rua Adalberto F. Holst, Bairro Margarida. Chegando no local, dois indivíduos ameaçaram a vítima. Um dos criminosos mostrou um revólver na cintura e exigiu o celular. Depois de pegar o aparelho, a dupla fugiu.

LEIA TAMBÉM: Corpo de piloto desaparecido é encontrado no Guaíba

Publicidade

Após o delito, uma guarnição do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) foi acionada e deu início às buscas. Os policiais da divisão de elite da BM deslocaram até a residência de um suspeito, no mesmo bairro. No imóvel, reside um jovem que é conhecido das guarnições por diversos crimes, mas ele não estava lá. Na sequência, os PMs abordaram outro indivíduo, que foi reconhecido pela vítima como sendo um dos autores do roubo.

O assaltante tem 20 anos e indicou quem seriam os demais comparsas. Após a apuração, com um dos envolvidos detido, a guarnição foi até a residência de outro suspeito, de 22 anos. Na abordagem, ele tentou fugir pelo pátio dos fundos da residência, mas foi alcançado. Segundo a BM, ele admitiu que participou do roubo do celular. A guarnição realizou buscas, mas na noite não foi possível encontrar o outro suspeito, que também foi identificado e tem 29 anos.

LEIA TAMBÉM: Brigada Militar mobiliza 200 policiais para atuar na Oktoberfest

Publicidade

Os dois presos no Bairro Margarida foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde o flagrante foi lavrado por roubo e eles foram encaminhados ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Os nomes não foram revelados pelas autoridades policiais.

Mantendo as buscas, em uma segunda ação, na tarde dessa sexta-feira, 7, os policiais da FT identificaram um Ford Fiesta, modelo sedan, prata, em que estava o irmão do suspeito que não havia sido localizado no dia anterior. Ele foi abordado às 15h40 na Rua Lothario Bartholomay, no Bairro Margarida. No bolso dele, foi localizado o iPhone12 azul roubado na quinta-feira.

LEIA TAMBÉM: Polícia Civil de Sobradinho coordena buscas a jovens desaparecidos

Publicidade

Caminho do crime pela internet

Preso em flagrante, o jovem de 23 anos foi algemado e conduzido à DPPA e depois ao Presídio Regional de Santa Cruz. Vai responder por receptação qualificada, com a qualificadora – dispositivo que pode ampliar a pena – elencada pelo fato de que o rapaz identificado sabia que o produto era oriundo de roubo e, portanto, tinha origem ilícita. O nome dele não foi revelado pelas autoridades policiais.

O irmão deste último preso, já identificado na ocorrência e apontado pelos próprios comparsas, segue na condição de foragido. Após registro da ocorrência, a vítima foi comunicada pelos policiais e foi até a delegacia, onde reconheceu o aparelho roubado, que lhe foi restituído.

LEIA TAMBÉM: Júri do Caso Francine é marcado para 18 de novembro

Publicidade

O quarteto, identificado e desmantelado pela Brigada Militar, é especializado em acionar vendedores de produtos pela internet, nas redes sociais, e marcar um local para entregar o bem. Na hora em que a vítima chega, no entanto, anunciam o assalto e, mediante ameaça e violência, roubam o item. Outro modo de agir é anunciando produtos falsos e, no momento em que a pessoa vai até o local comprar com o dinheiro, cometem o assalto.

Além desta ação, na última semana, o 23º BPM foi responsável por prender duas vezes em quatro dias um homem de 33 anos, considerado um dos principais assaltantes de Santa Cruz do Sul na atualidade. Atualmente, este também está no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. De acordo com o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), o objetivo é efetuar a repressão qualificada contra a criminalidade, para garantir a segurança das pessoas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.