Uma força-tarefa envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura e Serviços Públicos e a Defesa Civil de Venâncio Aires, em parceria com a Corsan, realizará uma obra em área a ser definida para acumular água do Arroio Castelhano, para melhorar a captação e o abastecimento do município. Em vista da estiagem, o nível está cada vez mais baixo.
O anúncio da medida ocorreu durante o encontro de segunda-feira, 20, do Comitê de Gerenciamento da Crise de Estiagem, que debateu as demandas supridas na última semana e definiu as ações que entram em execução nos próximos dias. Dados apresentados pelo chefe de Departamento de Máquinas, Veículos e Implementos da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Gilmar Mohr, apontam que as áreas mais precárias encontram-se no 2º Distrito.
LEIA TAMBÉM: Lago Dourado só tem água para abastecer Santa Cruz por mais 40 dias
Publicidade
Mohr informou que até o momento ocorreram mais de 330 entregas de água com caminhão-pipa no interior. “Atualmente há cerca de 70 solicitações de água em espera. Duas equipes trabalham para atender a todas as demandas e uma terceira equipe está em planejamento e formação para diminuir o número de pedidos.”
Ainda sobre a força-tarefa e o que está em planejamento, o vice-prefeito Celso Kramer acredita que esta união de esforços será uma saída que auxiliará na melhora da captação de água. “É um plano de ação que estamos estudando utilizando nossa mão de obra. E para isso é preciso contar com a qualidade de nossos servidores e a total capacidade das equipes”, destacou.
Medidas emergenciais
Para amenizar a falta de água nas regiões mais altas de Venâncio Aires, na manhã dessa quarta-feira, 22, ocorreu a entrega, em Monte Belo, de uma das três caixas-d’água de 5 mil litros adquiridas em compra emergencial pela Prefeitura. Essa primeira foi comprada com recursos próprios da Secretaria de Desenvolvimento Rural. As outras duas serão adquiridas pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, com instalação nas localidades de Alto Paredão Pires e de Santos Filho.
Publicidade
No último encontro do comitê foi definida a forma de destinação das 20 caixas-d’água doadas pelo Comando Geral da Defesa Civil e que serão destinadas às famílias com maior número de solicitações de abastecimentos desde janeiro, de acordo com a racionalidade e a economicidade do bem público. A primeira doação acontecerá também no decorrer desta semana pela Defesa Civil do Município.
TAMBÉM: Defesa Civil Estadual entrega 20 caixas d’água para Venâncio Aires
Publicidade