Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Força-tarefa da Prefeitura remove famílias da chamada ‘Aldeia’, no Bairro Margarida

Foto: Aline Silva

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realiza na manhã desta quinta-feira, 19, a reintegração de posse de uma área de habitação irregular no Bairro Margarida, em local conhecido como Aldeia. Ao todo, 18 famílias serão retiradas do local. A maioria será encaminhada para os loteamentos Mãe de Deus e Santa Maria I. Aquelas que não foram beneficiadas com as casas, devem ficar, provisoriamente, no ginásio da comunidade.

LEIA MAIS: Ginásios se tornam abrigos provisórios para famílias removidas

Adilson Kaercher é uma liderança do bairro. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, ele falou sobre a situação. “É um caso que já se arrasta há mais tempo. Os moradores estão receosos. Aqueles que não aderiram ao programa sabiam que, em algum momento, isso aconteceria. Mesmo assim, têm pessoas aqui que moram há anos, é uma vida toda destruída.”

Kaercher ainda cita o exemplo de um morador que tem uma hospedaria para cavalos e outros animais. “Foi falado que poderia ser disponibilizado o aluguel social ou outros fins que serão apresentados pela Prefeitura.” Alguns residentes no local optaram por não deixar suas casas e a situação, por enquanto, não foi resolvida.

Publicidade

LEIA MAIS: Famílias removidas de áreas de risco seguem abrigadas em dois ginásios

Gilmar Rodrigues reside na Aldeia, mas não vai precisar fazer a mudança, já que mora em uma parte regularizada. Mesmo assim, ele está feliz com a remoção, pois três irmãos agora tem uma casa nova. “Aqui é barro, eles vão ter asfalto na frente de casa. Tenho um irmão que quer comprar uma moto, agora terá onde estacionar, pois aqui até pra entrar de bicicleta é difícil.”

Apesar de morar em uma área regular, ele diz que quer se inscrever para os próximos loteamentos populares. “O Margarida é um bairro muito atirado, não temos praça e nem igreja. Aqui na Aldeia os Correios nem chegam, pois não tem um endereço, um número. Ter um endereço é ser alguém.”

Publicidade

Com informações da repórter Aline Silva

LEIA MAIS: Força-tarefa para remoção de famílias chega à Rua das Carrocinhas

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.