Regional

Força-tarefa busca solucionar problemas que envolvem cavalos soltos nas ruas

A Administração Municipal de Venâncio Aires definiu nessa quarta-feira, 21, uma força-tarefa com o objetivo de resolver os problemas que envolvem cavalos soltos e/ou amarrados em locais de risco, no perímetro urbano do município. Apesar da legislação já proibir a criação de animais de grande porte na zona urbana, novos registros envolvendo animais e a indefinição quanto à destinação e a responsabilização dos proprietários motivou o movimento por parte do Governo local e dos órgãos de segurança pública.

O encontro, na Prefeitura, reuniu secretarias municipais, órgãos de fiscalização, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Inspetoria Veterinária. De imediato, uma ação promete recolher todos os cavalos soltos ou que se encontram amarrados em locais considerados de risco no perímetro urbano.

LEIA TAMBÉM: Legislação proíbe animais de grande porte nas ruas de Santa Cruz

Publicidade

“Já neste sábado, 24, faremos uma força-tarefa recolhendo os animais encontrados sem acompanhamento no perímetro urbano. Em cinco dias, se o proprietário não se manifestar pela responsabilização, daremos a adequada destinação ao animal. O que precisamos é resolver, de uma vez por todas, essa questão que é de segurança, meio ambiente e saúde pública”, destacou o prefeito Jarbas da Rosa.

Após o recolhimento do animal, o proprietário só poderá reaver o cavalo após a comprovação de propriedade e pagamento dos custos decorrentes da apreensão e tratamento, bem como da microchipagem a qual serão submetidos os animais recolhidos para identificação.

LEIA TAMBÉM: Bem-estar animal: tutores devem se atentar aos cuidados com os cavalos

Publicidade

Definiu-se ainda no encontro o grupo de trabalho que atuará nos próximos dias para o recolhimento de animais e no plantão em casos de urgências. O telefone de contato é o da Defesa Civil Municipal (51) 93505-5953. Enquanto isso, seguindo exemplos de outros municípios, a Prefeitura encaminha licitação para credenciamento de uma empresa que se responsabilizará pelo trabalho de recolhimento e destinação dos animais no futuro.

A Administração Municipal lembra que, desde 1996, é proibida a circulação de veículos de tração animal no perímetro urbano de Venâncio Aires. Além disso, a multa para criação de cavalos em perímetro urbano pode chegar a 500 UPMs ou R$ 3.290,00.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.