A Secretaria de Saúde e Bem-Estar Social de Sinimbu criou uma força-tarefa junto à comunidade durante o mês de fevereiro para prevenção da dengue. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e a propagação ocorre com maior intensidade nesta época do ano. Dados da secretaria mostram que desde fevereiro do ano passado o município não registrou mais casos de larvas do mosquito, graças ao trabalho da equipe da Vigilância Sanitária e dos agentes comunitários de saúde.
LEIA MAIS: Infestação: de onde apareceram tantos mosquitos?
A ação, aliada aos esforços da comunidade, mantém o município livre da infestação do vetor que transmite a dengue. Para continuar nesse patamar, ao longo deste mês os agentes comunitários de saúde irão trabalhar, com as famílias atendidas, medidas de prevenção e eliminação dos possíveis criadores do mosquito, orientando e levando material informativo à população.
Publicidade
Além da conscientização, a Vigilância Sanitária anualmente coleta mais de 260 amostras de larvas de locais chamados “sentinelas”, espalhados pelo município, para identificação precoce do vetor. As coletas de larvas, que vão para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), ocorrem em pontos estratégicos, como ferros-velhos, postos de gasolina e cemitérios, totalizando em 2020 em torno de 48 amostras.
LEIA TAMBÉM: Mesmo com pouca chuva, água acumula em prédio inacabado no Centro
Publicidade
This website uses cookies.