A equipe da Força de Cooperação Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) se apresentou na manhã desta terça-feira, 28, para atuar junto da 8ª Delegacia Penitenciária Regional por tempo indeterminado. Segundo o superintendente da Susepe, Everson Munhoz, a equipe com 31 agentes vem para auxiliar nos procedimentos e protocolos de saúde frente ao combate ao coronavírus dentro dos presídios.
LEIA TAMBÉM: Presídios têm alterações nas visitas por causa do coronavírus
Outra ação da Força de Cooperação, de acordo com a delegada Samantha Longo, é proporcionar a qualificação técnica para o Grupo de Intervenção Regional GIR-8 e demais servidores. “É uma oportunidade para trocar ideias e experiências.”
Publicidade
O coordenador institucional, Claudevan Costa, enfatiza que nos locais onde a força atua os índices de criminalidade diminuem. “O nosso trabalho dentro dos presídios reflete na população além dos muros.” No Pará, último estado que a equipe esteve antes de vir para o Rio Grande do Sul, o número de homicídios diminuiu em 60%. No Ceará a redução foi de 53% e em Roraima, de 40%. Além das intervenções, os agentes também fazem trabalhos sociais nos municípios onde passam.
LEIA TAMBÉM: Apenados produzem sabão para auxiliar no combate ao coronavírus
A 8ª Região Penitenciária foi contemplada no cronograma de atuação da Força de Cooperação após solicitação. O objetivo é fortalecer a segurança, qualificar os servidores, reforçar as ações de controle a Covid-19, além de auxiliar nas atividades e rotinas prisionais.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS