Alvo principal em uma das abordagens mais inusitadas nos últimos tempos em uma operação policial, quando capotou seu veículo durante perseguição, Kauê Adriano Soares Oliveira, de 23 anos, foi localizado e preso ao final da tarde desta quarta-feira, 9, em Santa Cruz do Sul. A ofensiva da Força Tática da Brigada Militar (BM) aconteceu dentro da chamada Operação Proscriptus, que vem chamando a atenção pela quantidade de capturas de criminosos, que já ultrapassaram 200 prisões.
A equipe do Setor de Inteligência do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM) apurou informações de que ele estaria na carona de uma motocicleta Falcon, próximo ao antigo pedágio, e teria adentrado em um matagal para se esconder. Diante desses detalhes, equipes da Força Tática foram até a região da Estrada Velha, em Cerro Alegre Baixo, e visualizaram Kauê em meio a uma lavoura.
LEIA MAIS: Quem é o foragido que capotou veículo após perseguição da polícia em Santa Cruz
Publicidade
Ele tentou escapar, mas foi capturado. Mesmo assim, desferiu chutes e socos contra a guarnição, que precisou disparar com uma arma de choque para conter a agressão do acusado. Na sequência, ele foi algemado e cientificado do seu mandado de prisão preventiva em aberto. Após ser conduzido ao Hospital Santa Cruz (HSC) para realizar exames de lesões, foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde teve a prisão registrada.
Posteriormente, o homem de 23 anos, que tem antecedentes por tráfico de drogas, organização criminosa, ameaça, roubo a estabelecimento comercial e tentativa de homicídio, foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS: Foragido de operação capota carro durante fuga e é procurado em matagal pela Polícia Civil
Publicidade
Fuga e capotamento
Kauê já vinha sendo alvo da Brigada Militar e da Polícia Civil nos últimos tempos. Morador da Rua Amazonas, no Bairro Bom Jesus, em Santa Cruz do Sul, ele estava com um mandado de prisão preventiva em aberto desde o dia 30 de agosto, assinado pela juíza Magali Wickert de Oliveira, da 1ª Vara Judicial da Comarca de Rio Pardo. Foi um dos quatro indiciados pela Polícia Civil da Cidade Histórica como autores de uma tentativa de homicídio ocorrida em 21 de agosto.
Na ocasião, um rapaz de 22 anos foi raptado em uma barbearia do Bairro Senai, em Santa Cruz, e levado sob ameaça em um Gol até a localidade de Passo da Taquara, no interior de Rio Pardo, quase na divisa com a região de Entre Rios, Vera Cruz. Nesse local, os criminosos tiraram o rapaz de 22 anos do carro e ordenaram que ele corresse. Na sequência, efetuaram diversos disparos contra ele, que atingiram as suas costas e transfixaram o abdômen. Depois os atiradores fugiram.
LEIA MAIS: Prisão, apreensão, perseguição e capotamento: os bastidores da operação no Bairro Bom Jesus
Publicidade
Ferido, o jovem foi encontrado por populares e levado por uma ambulância ao hospital de Rio Pardo, onde foi internado e sobreviveu ao atentado. Em 3 de setembro, durante uma operação contra os autores deste crime, policiais tentaram encontrar Kauê por volta das 6h30, mas não o localizaram. Porém, cerca de uma hora depois, transitando por uma área do Bom Jesus perto da BR-471, os agentes o visualizaram em um Fiat Uno. Ao perceber a aproximação da polícia, ele iniciou uma fuga.
Os policiais o perseguiram por cerca de quatro quilômetros. Após manobras arriscadas, passando perto de pedestres e atravessando a pista na contramão, o acusado perdeu o controle do Uno em uma área de britas à margem da rodovia, nas imediações do antigo Santuário de Schoenstatt. Ele capotou o carro, caindo em um barranco com cerca de 7 metros de altura. Mesmo ferido no Uno bastante danificado, Kauê fugiu pela área de mata e não foi mais encontrado.
LEIA MAIS: Em busca por foragido que capotou carro há um mês, BM prende dois traficantes
Publicidade
Ficha extensa
Kauê também já foi indiciado pela Polícia Civil, denunciado pelo MP e aguarda julgamento onde responderá como um dos executores de Fagner Adriano Alves, de 36 anos, conhecido como Kiko, em 21 de junho de 2020, no Bairro Bom Jesus. O acusado também responde a um processo por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, no âmbito da megaoperação Armageddon, deflagrada em 11 de fevereiro de 2022 pela Polícia Civil de Vera Cruz.
No último dia 3 de outubro, a BM obteve informações de que Kauê estava escondido na casa do traficante Piratinha, no Bairro Bom Jesus. Ele foram até o local e visualizaram o investigado, que empreendeu fuga, escapando após os policiais militares serem atacados por cães do terreno onde ficava a casa que ele estava escondido. Nesta quarta, no entanto, ele não conseguiu escapar da Força Tática.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙