Polícia

Foragido preso em Santa Cruz é investigado por assassinato de motorista de aplicativo em São Leopoldo

Foragido até essa quinta-feira, 25, Pablo Azevedo de Oliveira, de 23 anos, estava dormindo quando policiais civis de Vera Cruz chegaram em sua casa, por volta de 8h30, com mandados para sua prisão. O santa-cruzense foi capturado na residência de sua companheira, no Bairro Belvedere, em Santa Cruz do Sul, por três agentes coordenados pela delegada Lisandra de Castro de Carvalho. Procurado há meses por delegacias da Região Metropolitana de Porto Alegre, ele foi um dos alvos de uma megaoperação realizada há pouco mais de um mês no Estado.

LEIA MAIS: Apontado como autor de homicídio na Região Metropolitana é preso pela Polícia Civil em Santa Cruz

Estava com mandados de prisão preventiva em aberto por homicídio e tráfico de drogas. Essas ordens judiciais foram assinadas pelo juiz José Antonio Prates Piccoli, da 1ª Vara Criminal de São Leopoldo, no dia 14 de dezembro do ano passado, e pela juíza Magali Ruperti Rabello Ribeiro, da 4ª Vara Criminal de São Leopoldo, no dia 18 de dezembro. Ao longo dos últimos dias, os investigadores da Delegacia de Polícia (DP) de Vera Cruz apuraram a localização do foragido.

Publicidade

Na manhã dessa quinta, realizaram uma averiguação de forma discreta e o encontraram no imóvel de sua companheira. Após registro da prisão na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Santa Cruz do Sul, Pablo Azevedo de Oliveira foi conduzido ao Presídio Regional, onde aguardará para responder aos procedimentos judiciários dos casos investigados.

Lisandra coordenou agentes na captura

Acusado foi alvo em megaoperação recente

Conforme uma investigação da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de São Leopoldo, coordenada pela delegada Mariana Lamar Pires Studart, Pablo Azevedo de Oliveira, que também é conhecido pelo apelido de Santa Cruz, é um dos seis envolvidos na execução do homicídio do motorista de aplicativo Nícolas Eduardo Zahn dos Santos, de 28 anos. O crime aconteceu em 24 de abril do ano passado, no Bairro Arroio da Manteiga, na cidade da Região Metropolitana.

LEIA TAMBÉM: Os bastidores da prisão dos assaltantes no “loft dos criminosos”

Publicidade

No dia do crime, os autores teriam perseguido em alta velocidade o Renault Logan do motorista de aplicativo por vias do Bairro Arroio da Manteiga, efetuando vários disparos de arma de fogo na direção do automóvel. Após pararem o veículo, executaram a vítima com um tiro na cabeça. De acordo com a apuração da Polícia Civil, a motivação do assassinato, que teria sido encomendado por uma célula da facção Os Manos, seria uma disputa pelo comando do tráfico de drogas em São Leopoldo.

O homicídio gerou a megaoperação Xeque-Mate, deflagrada pela DPHPP de São Leopoldo em 18 de março deste ano. A ofensiva de combate a homicídios e tráfico de drogas contou com a participação de 525 policiais civis, além do apoio da Brigada Militar, Polícia Penal e Core e utilização do helicóptero da Polícia Civil. Durante a ofensiva, 32 pessoas foram capturadas. Houve a apreensão de armas, camisetas falsas da polícia e pinos de cocaína e o cumprimento, no total, de 142 ordens judiciais.

Entre os alvos estava Pablo Azevedo de Oliveira, que não foi localizado na oportunidade. No entanto, pouco mais de um mês depois, foi encontrado pela DP de Vera Cruz no Bairro Belvedere, em Santa Cruz do Sul. “Existia a suspeita de que ele estivesse circulando por Vera Cruz. Por isso, fomos contatados pela DPHPP de São Leopoldo e nos pediram apoio nessa busca. Realizamos diligências e felizmente conseguimos localizá-lo em Santa Cruz”, comentou a delegada Lisandra de Castro de Carvalho.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.