Foragido investigado há 20 anos comanda grupo alvo de operação nessa quinta

Um sítio localizado no interior de Venâncio Aires, já identificado anteriormente como ponto de armazenamento de tabaco roubado, voltou a ser alvo de uma ação da Polícia Civil nessa quinta-feira, 18. Na propriedade, que fica na localidade de Linha Campo Grande, foram encontrados uma caminhonete Hyundai ix35 furtada, um colete balístico e munições de calibre 9 milímetros. A operação, chamada de Carga Segura, visa desmantelar um grupo criminoso que atua no roubo de cargas de tabaco.

Conforme o delegado regional Luciano Menezes, que coordenou os trabalhos, a ação dessa quinta-feira, além de apreender o veículo e itens do bando, evitou que um novo crime ocorresse. “No curso das investigações, descobrimos que essas pessoas daqui estão vinculadas a outros indivíduos da Região Metropolitana de Porto Alegre. Apuramos que eles estavam com um roubo de uma carga de tabaco programado para a madrugada desta sexta-feira aqui na região”, disse Menezes.

LEIA MAIS: Draco apreende veículo furtado, colete e munições no interior de Venâncio

Publicidade

O delegado Marcelo Chiara Teixeira, responsável pela Draco, acompanhou a ação dos técnicos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) no Hyundai ix35, que tinha placas clonadas do município de Gravataí. A equipe buscou por impressões digitais no carro. Segundo Teixeira, esse veículo, furtado em 30 de janeiro deste ano no Bairro Marechal Floriano, em Caxias do Sul, será restituído ao proprietário assim que as diligências do caso forem concluídas. Não se descarta que o carro seria usado no assalto planejado pela quadrilha para esta sexta-feira.

Conhecido nos meios policiais, o líder do bando que atua em roubos de carga de tabaco tem 49 anos e uma extensa ficha de antecedentes. Está há mais de um ano foragido. Seus últimos passos, monitorados por tornozeleira eletrônica, datam de 3 de janeiro de 2021. Depois ele rompeu o equipamento e, desde então, nunca mais foi encontrado.
Nessa data, o acusado e outros bandidos invadiram uma residência de Cerro Alegre Baixo, Santa Cruz, e levaram uma quantia em dinheiro, celulares e uma Volkswagen Saveiro. De acordo com o delegado Luciano Menezes, embora o foragido atue no roubo de carga de tabaco, age também em outros delitos graves.

LEIA MAIS: Quadrilha invade residência e faz reféns no interior de Santa Cruz

Publicidade

“Ele foi indiciado por esse crime de janeiro de 2021, em Cerro Alegre Baixo, e também possui uma prisão preventiva em aberto pela comarca de Sobradinho, por um roubo que cometeu naquele município. É um indivíduo que comete muitos delitos, investigado há 20 anos, e preso inúmeras vezes pelas forças de segurança de Santa Cruz”, salientou Menezes. O delegado preferiu manter o nome dele em sigilo.

Um dos casos que a Draco vincula à participação desse homem é um assalto a um mercado, que fica em Pinheiral, ocorrido em 23 de julho do ano passado. Na oportunidade, uma mulher de 35 anos foi atingida por dois tiros. Um roubo recente a uma carga de cigarros também tem o homem de 49 anos apontado como suspeito.

Além destes, um dos crimes mais emblemáticos ocorridos em Santa Cruz neste ano pode ter esse bandido como principal mentor. “Temos provas sendo produzidas sobre esse foragido, apontado por nós como líder do bando, de que ele participou do latrocínio em Linha Eugênia, quando um homem foi morto e as vítimas entraram em luta corporal com os bandidos. Coletamos amostras de sangue no local e agora é questão de tempo para provarmos de forma inequívoca que ele estava lá”, revelou Menezes.

Publicidade

LEIA MAIS: Comunidade segue com medo após crime em Linha Eugênia

Objetivo é manter índice zero de casos

A operação dessa quinta contou com 20 policiais civis. Participaram agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) de Santa Cruz do Sul e DP de Venâncio Aires. O sítio alvo das apreensões é o mesmo onde, em 19 de fevereiro de 2020, uma carga de 20 toneladas de tabaco, roubada na RSC-471, em Pantano Grande, e avaliada em R$ 150 mil, foi apreendida pela Polícia Civil.

“Além deste, ocorreu mais um em 2020 e tivemos êxito em recuperar as duas cargas. No ano de 2021 não tivemos nenhum roubo. Pretendemos, com as ações que realizamos, tanto de inteligência como de presença em abordagens de caminhões, chegar ao final da colheita de tabaco deste ano também com índice zero de crimes”, salientou Menezes.

Publicidade

LEIA MAIS: Safra encerra sem roubos de cargas de tabaco cru

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.