Polícia

Foragido da megaoperação Afluência se entrega à Polícia Federal

Apontado pela Polícia Federal (PF) como membro de uma organização criminosa que comandava uma rede de contrabando especializada em delitos como lavagem de dinheiro e descaminho de produtos, Ricardo Caetano, 34 anos, se apresentou às autoridades policiais em Santa Cruz do Sul às 15h15 desta terça-feira, 23. O investigado tinha prisão preventiva decretada desde 30 de novembro do ano passado, quando a PF deflagrou a megaoperação Afluência.

A ofensiva, em conjunto com a Polícia Civil de Venâncio Aires, mirou um esquema de lavagem de dinheiro que chegava a R$ 100 mil por dia e a Capital do Chimarrão seria o centro financeiro do grupo. Na data da megaoperação, quatro homens que, de acordo com a PF, integravam a mesma organização criminosa foram capturados, e muitos materiais como aparelhos celulares e computadores foram apreendidos.

LEIA MAIS:

Publicidade

Além das prisões, na megaoperação Afluência foram executados 50 mandados de busca e apreensão, cinco de prisão preventiva e 22 medidas cautelares substitutivas de prisão. Mediante fiança, em 15 de dezembro, os quatro detidos foram soltos, mas o quinto investigado, Caetano, seguia foragido. Nesta terça, ele se apresentou na PF de Santa Cruz junto do advogado criminalista Luiz Carlos Rech.

“Ele nos procurou nos últimos dias e a nossa indicação para ele, que se encontrava na condição de foragido, era se apresentar à Polícia Federal e se colocar perante à Justiça para responder o caso. E foi o que fizemos. Temos a certeza que vamos provar a inocência dele”, comentou Rech, ao Portal Gaz. Citado nas investigações como um suposto braço direito do líder da organização criminosa, após prestar depoimento à PF, Ricardo Caetano foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Sua audiência de custódia está marcada para esta quarta-feira, 24.

Rech: “Temos certeza que vamos provar a inocência dele” | Foto: Alencar da Rosa

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.