ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Foragido da Justiça, pai de santo é investigado por abusar sexualmente de crianças

Uma investigação traçada em sigilo apurou uma série de ocorrências registradas contra um pai de santo que atua em Vera Cruz. A Polícia Civil não revela o nome do investigado, mas a Gazeta do Sul apurou que as acusações recaem sobre o babalorixá Luís Carlos Soares, de 62 anos, proprietário de um centro religioso que fica no Bairro Araçá.

Detalhes do inquérito foram apurados com exclusividade pela Gazeta e revelaram uma sequência de denúncias de mães de meninas que frequentavam o local. Elas afirmam que as filhas foram vítimas do suspeito. Pelo menos três crianças teriam sido abusadas sexualmente. Em uma das ocorrências, registrada no dia 25 de março, uma mulher de 31 anos, mãe de uma criança de 10, relatou que Luís Carlos Soares abusou sexualmente da menina algumas vezes.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Criminosos armados assaltam mercado no Bairro Castelo Branco

Publicidade

Estes fatos estariam acontecendo há mais de um ano. Disse ainda que a criança já havia apresentado comportamento estranho, observado pela família, e que ela buscou de forma espontânea a mãe para falar. Após o fato, uma amiga da mãe da menina, de 30 anos, também relatou para ela que o mesmo pai de santo havia abusado de sua filha de 8 anos. Disse ainda que a criança havia demorado a contar sobre o abuso para a mãe por ter medo de que o religioso pudesse fazer algo de ruim à família.

A mulher falou também que demorou a registrar a ocorrência, pois estava assimilando os fatos. Ao longo da investigação, em razão dos indícios de delito, um mandado de prisão preventiva contra Luís Carlos Soares foi expedido pela juíza Fernanda Rezende Spenner, titular da Comarca de Vera Cruz, nessa quinta-feira, 13. Naquela noite, os investigadores foram até o centro religioso, mas o suspeito não foi localizado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Equipes de escolas municipais recebem treinamento para uso do botão de pânico

Publicidade

Nessa sexta-feira, por volta de 14h30, o advogado do homem entrou em contato com a Delegacia de Polícia de Vera Cruz e afirmou que não iria apresentar o cliente, mesmo após solicitação da delegada Lisandra de Castro de Carvalho. Atualmente, o pai de santo, acusado do crime de estupro de vulnerável, é considerado foragido da Justiça. Os nomes das vítimas e das mães foram mantidos em sigilo em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Imaginamos que deve haver mais vítimas”, diz delegada

Delegada Lisandra de Castro de Carvalho | Foto: Alencar da Rosa

A Gazeta do Sul conversou com a delegada Lisandra de Castro de Carvalho. Ela afirmou que podem existir mais vítimas. “O autor é um pai de santo que, valendo-se da confiança estabelecida pela religião, aproveitava-se enquanto as mães estavam nas cerimônias, seduzia as crianças desprotegidas e desamparadas e abusava delas.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Família reencontra policial que auxiliou no salvamento de criança em Gramado Xavier

Publicidade

A delegada preferiu não revelar detalhes sobre quais ações o homem teria cometido contra as meninas. Segundo Lisandra, uma criança se recusou a acompanhar a mãe na sessão, e a mulher não entendia o porquê. “A menina acabou revelando que, quando estava sozinha com o suspeito, ele abusou sexualmente dela. De uma das vítimas, os fatos aconteceriam há pelo menos três anos”, salientou a responsável pela DP de Vera Cruz.

“Imaginamos que deve haver mais vítimas que foram abusadas. Esperamos que outras mães possam ser incentivadas a procurar a delegacia, pois sabemos que o suspeito usa da religião e do medo para desestimular a busca pela polícia”, complementou.

Publicidade
Fotos da necropsia de Marília Mendonça: advogado explica por que vazamento é crime

Publicidade

Conforme a delegada, o abuso sexual contra menor de 14 anos não consiste somente na relação sexual consumada, de penetração. “O toque na região íntima, a manipulação de órgãos genitais, um beijo e outras carícias, ainda que sem penetração, caracterizam o crime. Que as mães deem ouvidos aos seus filhos e filhas e tragam os fatos para serem apurados na polícia.”

As buscas para encontrar o foragido seguem. “O advogado do investigado soube da prisão e se prontificou a apresentá-lo, mas até agora não o fez. Estamos aguardando, mas seguimos diligenciando para localizá-lo”, informou Lisandra. Quem tiver informações sobre o paradeiro do pai de santo deve entrar em contato com a DP de Vera Cruz pelo telefone (51) 3718 1137, que também é WhatsApp. O sigilo é mantido.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta