Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Música

Foo Fighters lança novo EP e lamenta atentado na França em carta de Grohl

Uma contagem regressiva misteriosa no site do Foo Fighters, que gerava especulação entre os fãs, chegou ao fim neste domingo, 22. A surpresa era o EP gratuito “Saint Cecilia”, acompanhado por uma carta de Dave Grohl lamentado os ataques na França promovidos pelo Estado Islâmico.

As cinco novas canções foram gravadas no hotel Saint Cecilia em Austin, Texas, durante o festival Austin City Limits. Fãs da banda podem fazer o download gratuito do EP e encomendar sua versão em vinil no site oficial.

Também na página foi disponibilizada uma carta assinada por Grohl, na qual discorre sobre o projeto Sonic Highways, oitavo álbum da banda, e os 20 anos do grupo. Escrita em um hotel de Berlim em 9 de novembro, a carta inclui um prefácio atualizado à luz dos atentados em Paris, que levaram a banda americana a cancelar shows na Europa.

Publicidade

“Há a nova e esperançosa intenção de que, mesmo que um pouco, essas canções tragam alguma luz a este mundo, por vezes sombrio. Que nos lembrem que música é vida, e que a esperança e a cura andam de mãos dadas com as canções. Isso nunca poderá ser tirado de nós”, escreveu o guitarrista.

“A todos afetados pelas atrocidades em Paris, entes queridos e amigos, nossos corações se solidarizam com vocês e suas famílias. Nós retornaremos e celebraremos a vida e o amor com vocês novamente algum dia. Como deveria ser feito.”

Ao longo do texto, Grohl detalha o processo de produção da turnê mundial do “Sonic Highways”, que tirou a banda do hiato anunciado pelo guitarrista em 2012. “Ao tirar o Foo Fighters da sua zona de conforto, sendo um processo desafiador do início ao fim, o álbum trouxe nova vida à banda. E agora nos trouxe aqui, a outro belo final.”

Publicidade

Na carta, o músico diz que o grupo poderia continuar (“Chegamos até aqui, certo? O que são mais 20 anos?”), mas falou sobre o medo do vazio existencial quando tudo acabar. “Por um lado, você vive essas experiências monumentais e cria uma expectativa da vida fora de um ônibus de turnê; por outro, teme que a alegria de compartilhar música com as pessoas ao redor do mundo o deixarão como uma concha vazia quando tudo acabar. É assustador.”

“Talvez essas músicas sejam as migalhas de pão que nos ajudarão a encontrar nosso caminho de volta quando for o momento certo. É o que vem no futuro que me anima agora”, concluiu Grohl, agradecendo o apoio dos fãs nos últimos anos.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.