Categories: Polícia

“Foi uma cena de terror”, conta moradora sobre chacina

A igreja da Comunidade São José onde está sendo velado Vilson da Silveira, 39 anos, se tornou pequena para abrigar os moradores, de Arroio Lindo, na tarde desta segunda-feira, 8. Ao lado da capela, no interior de Candelária, a cancha de bocha onde teve início a confusão, que resultou em quatro mortes ontem, ainda tinha marcas de sangue. Um homem foi preso em flagrante e outros dois foram identificados pela polícia como suspeitos de envolvimento na chacina. 

Quando os tiros começaram, cerca de 20 pessoas se esconderam nos matagais próximos. As portas do salão foram fechadas às pressas, na tentativa de buscar proteção. Bem perto da igreja, fica a Escola de Ensino Fundamental Doutor Middendorf. Durante a manhã desta segunda-feira, os alunos não apareceram para a aula. Os moradores, ainda em choque, preferiram manter seus filhos em casa. “Foi uma cena de terror. Nunca imaginei ver uma coisa assim”, conta uma agricultora. 

Publicidade

No mesmo local, deveria ocorrer um curso de pintura para um grupo de mulheres. A atividade foi cancelada, em razão do luto. Abalado, o presidente da comunidade, Argeu Calheiro, 66 anos, garantia que a localidade não costuma ser violenta. A festa da comunidade tinha sido realizada um fim de semana antes, sem atritos. “As pessoas vão ficar com medo de vir aqui. Mas não é assim. São pessoas boas que moram aqui. Colaboram. Infelizmente aconteceu essa desgraça”.  

O crime

No domingo, assim como de costume, os moradores se reuniram junto ao salão comunitário. As mulheres jogavam bingo, enquanto os homens estavam na cancha de bocha e as crianças ali em frente, jogando volei e futebol. A briga generalizada teria iniciado pouco antes das 18 horas, quando começava a anoitecer. Na parede do salão ficaram as marcas dos tiros. 

Publicidade

Ao chegaram na localidade, os policiais militares se depararam com um dos corpos em frente à igreja, os outros três estavam próximo da cancha de bocha. Os quatro mortos na ação foram Eldo Quoos, 33 anos, morador da localidade de Arroio Lindo, Ivo de Oliveira, 38 anos, Fernando Nelson Vargas da Rosa, 25 anos, morador da localidade de Roncador e Vilson da Silveira, 39 anos, morador de Três Pinheiros. A Brigada Militar prendeu um suspeito em flagrante. 

Preso relata briga durante jogo de bocha

Segundo o delegado Rodrigo Marquardt da Silveira, o homem preso em flagrante após as mortes negou que tenha participado da briga. “Ele relata que estava no local e houve discussão em razão do jogo de bocha. Ele diz que nesse momento ele deixou o local”. 

Publicidade

A versão, no entanto, conforme o delegado, diverge da relatada pelas testemunhas. Algumas pessoas relataram que o preso teria, inclusive, efetuado disparos. Segundo o delegado, ainda está sendo apurada a autoria de cada morte. As próprias vítimas podem ter sido autoras das facadas e tiros. A polícia vai ouvir novas testemunhas nesta semana.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.