ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

“Foi a maior façanha”, diz autor de livro sobre a presença da FEB na Segunda Guerra Mundial

“Foi a maior façanha”, diz autor de livro sobre a presença da FEB na Segunda Guerra Mundial

O militar santa-cruzense Sirio Sebastião Fröhlich atualmente está radicado em Brasília

Com seu livro Vozes da guerra, o santa-cruzense Sirio Sebastião Fröhlich, 59 anos, deu uma das mais importantes contribuições para o resgate e a fixação da memória da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na luta contra a Alemanha nazista e os países do Eixo. Ao se dedicar a recolher depoimentos de ex-combatentes, que estiveram no teatro de operações, privilegiou o ponto de vista de quem efetivamente representou a nação brasileira no conflito. Não ficou apenas no relato histórico puro e simples, mas humanizou essa experiência.

Mais: também se preocupou em visitar a Itália e percorrer regiões nas quais os pracinhas brasileiros lutaram e onde 465 perderam a vida. Visitou 28 cidades e vilas por onde os integrantes da FEB cruzaram. E constatou, emocionado, que, por onde quer que eles tenham passado, deixaram uma lembrança viva de humanismo e de apoio e carinho para com a população italiana, duramente afetada pelo conflito, com suas casas e cidades arrasadas e por vezes passando fome e frio.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pesquisador e escritor santa-cruzense recupera façanhas dos expedicionários

Publicidade

Antes de Vozes de guerra, já havia se dedicado a pesquisar sobre a presença dos expedicionários brasileiros na Segunda Guerra Mundial para seu livro A longa jornada: com a FEB na Itália. Mais recentemente, em 2022, lançou Azul da paz – BRAENGCOY – Construindo a paz no Haiti, no qual tematiza a Missão de Paz empreendida na nação do Caribe (e que ele próprio integrou).

Nascido em Santa Cruz, mas de família estabelecida em Entre Rios, interior de Vera Cruz, Fröhlich reside em Brasília. Em sua formação, em 1987 concluiu o curso de Comunicações na Escola de Sargentos das Armas, e passou a atuar na área. Por ela, depois de passagens por diferentes regiões nacionais, chegou ao Gabinete do Comandante do Exército, na capital federal.

Entrevista – Sirio Sebastião Fröhlich | Militar, escritor e pesquisador

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta