A Associação Fogolar Friulano de Sobradinho, fundada em julho de 2007, comemora seus 10 anos de aniversário com uma extensa programação neste final de semana. O destaque fica por conta da primeira visita oficial do presidente do Ente Friuli Nel Mondo, Adriano Luci, que chega no Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira, 19.
Luci chega a Sobradinho no início da tarde, será recepcionado na Prefeitura e, à noite, participa de reunião com prefeitos e vereadores da região Centro Serra, onde irão tratar de resíduos sólidos e orgânicos. O encontro ocorrerá no auditório da Escola Estadual Padre Benjamim Copetti. Após, haverá jantar no Restaurante Cabana.
Já no sábado, 20, haverá uma cerimônia de homenagem pelos 142 anos da imigração italiana no estado, na Casa da Cultura, às 8h30. Após, ocorre visita ao Museu do Imigrante. No final da tarde, a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes sedia missa em italiano e português, com participação do Coral Tramontina.
Publicidade
Depois, às 19h30, será celebrado os 10 anos da Fogolar Friulano e o aniversário da imigração italiana no RS, com uma cerimônia no Salão Paroquial Católico, seguido de jantar com pratos típicos e regionais, com grande variedade de vinhos e buffet de sobremesas, além de show com a cantora Ines Rizzardo. As fichas custam R$ 55,00. A despedida ocorre no domingo, 21, com almoço no Restaurante Cabana.
A entidade
A Associação Fogolar Friulano foi fundada por inciativa de Gilson Puntel, junto com um grupo de famílias de descendentes de italianos da região do Friuli Venezia Giulia. Sem fins lucrativos, tem como objetivo fortalecer e consolidar os vínculos morais e culturais com a Itália, estimular o uso da língua Italiana e Friulana e formar acervo bibliográfico para uso dos associados.
Publicidade
Além disso, promove atividades sociais, culturais e recreativas e divulga informações sobre a Itália. Em 2015 junto à sede da entidade foi inaugurado o Museu do Imigrante que preserva a memória, através de objetos, fotos, e histórias dos primeiros desbravadores da região.
Filiada ao Ente Friuli Nel Mondo, desde a sua fundação, estimula a solidária cooperação entre os descendentes de imigrantes friulanos por meio de intercâmbios, promovidos pela região do Friuli, com o propósito de reforçar os laços culturais e morais, e ainda fortalecer a identidade friulana.
Publicidade