O sotaque italiano prevaleceu em Sobradinho entre o final da tarde e a noite dessa quinta-feira, 22, graças a presença de uma comitiva vinda da região do Friuli, da Itália. Um ano e meio depois de sua primeira visita oficial ao Brasil, Adriano Luci, presidente do Ente Friuli Nel Mondo, retornou ao município para prestigiar a apresentação da nova diretoria do Fogolar Friulano e Centro de Cultura Italiana e a despedida de Gilson Puntel do cargo de presidente.
Acompanhado de Christian Canciani, da jornalista Silvia De Michelis, e do presidente do Circolo Friulano de Santa Maria, José Zanella, Luci foi recebido pelos integrantes do Fogolar na sede da entidade. O prefeito Maninho Trevisan e o vice Armando Mayerhofer também participaram da recepção. Depois, eles conheceram o Museu do Imigrante, que abriga um grande acervo de objetos dos primeiros colonizadores do Friuli em Sobradinho.
Luci, em entrevista* à reportagem, destacou que está cumprindo um roteiro pelo Brasil, passando por outras cidades que possuem entidades associadas ao Ente Friuli Nel Mondo. “É um prazer enorme retornar aqui e encontrar os descendentes dos nossos antepassados”, salientou. A comitiva também veio dar as boas vindas à nova presidente do Fogolar Friulano, Elizete Maieron, e participar das homenagens a Gilson Puntel, com quem tem boa relação
Publicidade
Embora o Ente Friuli Nel Mondo conte com 165 associações em todo o mundo, Luci reforçou a importância do Fogolar, por estar em uma região de forte colonização. “A associação daqui, apesar de ser longe da Itália, é muito importante para nós, pois conta com muitas famílias originárias do Friuli, que mantém viva a importância da imigração. É motivo de orgulho para nós. É muito bom ver as pessoas se reunirem debaixo da bandeira para sentir a energia, saber de suas origens”, ressaltou.
Homenageado da noite, Gilson Puntel revelou que está se mudando para a Itália em 2019, onde já residem seus filhos. Fundador do Fogolar Friulano, ele seguirá como o presidente de honra da entidade. “Sempre tivemos a ideia de ter uma casa da etnia italiana aqui. Contamos com apoio do Poder Público e conseguimos fazer uma coisa bonita para Sobradinho, que vai ficar na história”, disse. A entidade foi fundada em 2007.
Jantar no CTG
Publicidade
Depois da recepção na sede do Fogolar, a comitiva italiana participou de um jantar no CTG Galpão da Estância, onde foram servidos pratos típicos da cultura gaúcha, e também foram realizadas apresentações de dança. Houve uma homenagem ao fundador Gilson Puntel, que deixa o mandato depois de dez anos.
Também ocorreu a inauguração da pintura do artista italiano Gian Antonio Cecchin, que representa os primeiros imigrantes italianos na região, e a apresentação do livro em língua italiana “Le nostre radici a tavola”.
Publicidade
(*) Entrevista realizada com o apoio de Fernanda Maieron do Carmo, professora de língua italiana, que traduziu as perguntas ao entrevistado e as respostas ao jornalista.
A diretoria do Fogolar Friulano
Publicidade
Presidente: Elizete Verginia Maieron
Vice-presidente: Roberto Tonellotto
Secretária: Mara Lucia Trevisan de Nardi
Segunda secretária: Liane Furlan Franceschette
Tesoureira: Roberta Marion Puntel
Segundo tesoureiro: João Marcos Linassi
Conselho Fiscal: Senem Puntel, Maxcemira de Pellegrin Trevisan, Ivo Gelci Puntel
Suplentes Conselho Fiscal: Arno Antonio Lazzari, Cledir Vandes Moreira, Edvandro Puntel
Diretor de patrimônio: Bertoldo Ervino Lazaretti
Presidente de honra: Gilson Puntel
Publicidade
This website uses cookies.