Santa Cruz do Sul

Fogo simbólico da pátria chega a Santa Cruz

A Semana da Pátria de Santa Cruz do Sul promete ser um evento marcante este ano, com uma programação que inclui uma homenagem especial e a retomada do desfile, que não foi realizado no ano passado devido à enchente que afetou cidades do Vale do Taquari.

Para dar início às comemorações cívicas, na manhã desta segunda-feira, 19, o Fogo Simbólico chegou de Venâncio Aires a Santa Cruz, por meio da 87ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que teve início em Porto Alegre no sábado. A solenidade de recepção da chama ocorreu no pátio Duque de Caxias do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB). A centelha permanecerá no local até a abertura da Semana da Pátria, que ocorrerá no dia 1º de setembro, às 16 horas, na Praça da Bandeira, onde ficará guardada até o dia 7 de setembro.

LEIA TAMBÉM: Palacinho e suas histórias abertas ao público

Publicidade

Neste ano, o tema municipal alusivo à Semana da Pátria é “Voluntariado: a maior Pátria é o próximo”, o estadual é “Os 40 anos do Batalhão Suez e sua missão de paz na ONU”, e o nacional é “O Centenário da União de Escoteiros do Brasil”. O homenageado deste ano é o médico veterinário Murilo Silva, de 31 anos, que atuou como voluntário no resgate a animais durante o período da enchente e faleceu durante um salvamento na madrugada do dia 13 de julho deste ano.

De acordo com o secretário de Cultura, Dinho Barbosa, que coordena a Comissão Organizadora, a escolha para a homenagem ao médico veterinário foi unânime entre os organizadores. “A escolha se destaca não apenas pelo reconhecimento ao trabalho de Murilo, mas também pelo contexto das recentes enchentes que afetaram a cidade, trazendo um tom de resiliência e superação ao evento”, afirmou Barbosa.

Solenidade de recepção da chama ocorreu no pátio Duque de Caxias do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB)

O ponto alto da programação está previsto para ocorrer no dia 7 de setembro, com o tradicional desfile cívico na Rua Ernesto Alves. “As entidades interessadas em participar do desfile podem se inscrever até o dia 28 por meio do site da Prefeitura, na aba da Secretaria de Cultura. Após o fechamento das inscrições, organizaremos o desfile e teremos uma ideia do número de participantes”, explicou o secretário. A extinção da chama ocorrerá após o desfile, na Praça Siegfreud Heuser, junto à escultura do Homem de Ferro.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.