Focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados na região central de Sinimbu nesta semana. A informação foi divulgada pela Prefeitura nesta quinta-feira, 6. De acordo com a administração municipal, a população deve estar em alerta e evitar a proliferação do inseto, que transmite doenças como a dengue, a Zika e a Chikungunya.
O Executivo sinimbuense ressalta que, ao longo de 2021, o município teve quatro casos de dengue confirmados. Além disso, a cidade é considerada de alto risco para a doença pela proximidade com Santa Cruz do Sul, que teve mais de 5 mil infecções registradas no ano que passou.
LEIA MAIS: Santa Cruz teve 5 mil casos de dengue ao longo de 2021
Publicidade
A dengue é transmitida pelas fêmeas do mosquito Aedes aegypti. O principal meio de prevenção da doença é o controle da população do inseto. O Aedes se reproduz em água parada, mesmo em quantidades muito pequenas.
O primeiro sintoma da dengue costuma ser a febre alta, entre 39 e 40 graus, que surge de forma repentina e, geralmente, dura entre dois e sete dias. Os pacientes também costumam apresentar dores de cabeça e no corpo, fraqueza e feridas na pele. Podem ocorrer, ainda, náusea e vômito.
LEIA MAIS: Teste da dengue deve ser feito a partir do sétimo dia de sintomas
Publicidade
LEIA MAIS: Vigilância Sanitária aplica inseticida em pontos estratégicos para combater mosquito da dengue
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.