A ONG Foco Empreendedor conquistou no dia 24 de janeiro o Selo de Gestão e Confiança do Instituto Doar, em parceria com a Ambev. A presidente da entidade, Aurea Helena Kops Binz, ressalta que a premiação mobilizou 44 ONGs de todo o Brasil, sendo que 30 foram certificadas – a Foco Empreendedor é a única selecionada no Rio Grande do Sul. O certificado do selo já foi entregue para as instituições, que podem usar a distinção em todos os seus materiais de divulgação. O reconhecimento chega após diversas outras conquistas nos últimos anos.
Em 2018, a Foco Empreendedor foi selecionada entre mais de 2 mil ONGs inscritas no programa Voa da Ambev, sendo classificada entre as 25 que foram contempladas para receber a capacitação. Por meio da mentoria, realizada por funcionários voluntários da Ambev, foram repassadas informações teóricas e práticas sobre os programas de gestão adotados pela cervejaria. Aurea lembra que o objetivo da promoção foi capacitar as organizações que atuam no desenvolvimento, educação e geração de oportunidades para crianças e jovens.
Em julho de 2019, a Ambev retomou com as empresas que participaram do processo de mentoria no ano anterior, convidando-as para participarem do Programa de Excelência Voa. Por intermédio de auditorias, a dirigente conta que foram analisadas as práticas executadas pelas organizações, indicando para o Selo Gestão e Confiança as que atingiram a pontuação exigida no programa. “Sermos novamente reconhecidos demonstra a nossa seriedade e comprometimento com a sociedade, além da transparência e organização em tudo o que fazemos, dando continuidade a todo o trabalho que vem sendo realizado nesses oito anos de atuação”, comenta.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Startup santa-cruzense fecha contrato com empresa suíça
Projetos desenvolvidos
Geração Click: evento voltado aos jovens de escolas públicas, proporciona atividades, palestras e mostra de empresas que buscam despertá-los para o mercado de trabalho. Por meio dessa ação, a ONG Foco Empreendedor já mobilizou mais de 10 mil jovens;
Caminhos Profissionais: projeto realizado em dois formatos, atende jovens de 14 a 17 anos e de 16 a 29 anos com 12 a 15 oficinas, cada uma com duração de quatro horas por aula. São abordados assuntos voltados ao empreendedorismo e que visam a troca de conhecimento;
Publicidade
Geração do Amanhã Rural: caminho para comunicação e relações humanas eficazes, onde jovens rurais de 14 a 25 anos aprendem a construir relacionamentos sólidos e autênticos. Também amplia a visão para uma maior consciência na busca por suas metas e potenciais;
Intercâmbio assistido: proporciona aos jovens da rede pública que possuem um bom conhecimento em línguas estrangeiras e comportamento exemplar na escola participação em um intercâmbio em Londres. Os professores também podem participar por meio de processo seletivo.
Desde 2011, mais de 10 mil pessoas atingidas
A Foco Empreendedor é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) fundada em 2011 com o objetivo de promover e fomentar o empreendedorismo e o intraempreendedorismo, desenvolvendo projetos vinculados junto a empresas públicas e privadas, entidades e público em geral. “Entendemos que o empreendedorismo pode ser despertado a partir da mobilização social, do senso coletivo, de exemplos reais e cotidianos em oportunidades e sonhos, aflorando a criatividade que pode se tornar negócio”, comenta a presidente da entidade, Aurea Binz.
Publicidade
A Foco Empreendedor tem ações voltadas especialmente à rede pública de ensino, inclusive escolas do interior, e já alcançou mais de 10 mil estudantes, professores e diretores com seus projetos. Aurea lembra que a entidade é regida por estatuto social, código de ética e suas diretrizes. Em sua estrutura, um grupo gestor delibera sobre todas as ações e projetos a serem desenvolvidos.
LEIA TAMBÉM: Parceria vai estimular empreendedorismo em escolas de Santa Cruz
Publicidade