O primeiro foco do mosquito transmissor da dengue encontrado no município de Venâncio Aires neste ano mobilizou a Secretaria de Saúde. O ponto na área central já passou por todas as medidas de segurança, como delimitação em um raio de 300 metros e tratamento com larvicida.
Segundo o bioquímico e coordenador de Endemias da secretaria, João Arthur Stahl, é necessário que a população adote métodos de prevenção para evitar que o Aedes aegypti prolifere nesta época de calor. Por isso a secretaria alerta para que se tenha uma rotina de cuidados, como manter terrenos limpos; não deixar vasilhames com água acumulada exposta; retirar a água ou colocar areia nos vasos de flores e trocar a água dos recipientes dos animais domésticos em intervalos curtos e limpar os recipientes.
As equipes da Secretaria de Saúde fazem um trabalho diário no mapeamento e vistoria das armadilhas do mosquito. No entanto, segundo o coordenador de Endemias, é preciso que cada um tenha a responsabilidade de cuidar de suas casas. Os agentes da dengue visitam as residências e orientam a sociedade, mas o cuidado do portão para dentro é de cada um.
Publicidade
This website uses cookies.