Categories: Regional

Floriculturas de Santa Cruz apostam na telentrega no Dia da Mulher

Fechadas para atendimento ao público em função da bandeira preta, as floriculturas inovam com pedidos pelas redes sociais e com telentrega de flores para o Dia da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, 8 de março. De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), a data representa 8% do faturamento anual do setor, que já vem sofrendo constantes prejuízos desde o início da pandemia.

A queda na receita, em 2020, foi de 90% e resultou em um deficit de R$ 1,360 bilhão. Segundo a proprietária da Floricultura Ecoflor, Angeli Ertel, a expectativa de vendas para a data é boa, apesar da bandeira preta e da situação atual da pandemia. “A Ecoflor é recente, tem menos de três meses de existência, mas trabalho há bastante tempo no ramo e me considero otimista, mesmo em meio a tudo que estamos passando.”

LEIA TAMBÉM: Setor de floricultura também sente os reflexos da crise do coronavírus

Publicidade

Para Angeli, o Dia da Mulher é a data ideal para presentear com flores, especialmente por conta do momento delicado. “Flores e plantas sempre trazem alegria e bem-estar para as pessoas. E como estamos mais em casa, elas nos trazem boas energias e vibrações. Para essa data especial, reforçamos nosso estoque e estamos preparados com opções produzidas com muito carinho porque afinal as mulheres merecem”, conta.

Com o estoque reforçado e opções que vão de plantas e objetos de decoração a arranjos, buquês e cestas, a floricultura que fica na subida para Linha João Alves está atendendo pelas redes sociais e pelo WhatsApp no número 99141 2223 e vai realizar telentrega dos pedidos, com todos os cuidados necessários.

LEIA TAMBÉM: Dia da Mulher: libertas dos rótulos

Publicidade

Angeli: atendimento por meio do WhatsApp foi alternativa para manter as atividades | Foto: Alencar da Rosa

No Sítio Pioneiro, empresa de produção e distribuição de flores e plantas naturais que existe há 22 anos em São José da Reserva, no interior de Santa Cruz do Sul, não há muitas flores preparadas para o Dia da Mulher. “Eu não faço muita produção para essa data, mas algumas opções estão totalmente frustradas, pois as lojas estão fechadas. Mas o prejuízo já está aí”, explica o empresário Ilário Keller.

No momento, o Sítio Pioneiro está atendendo apenas algumas lojas de supermercados. No ano passado, o negócio ainda estava normalizado durante o Dia da Mulher e enfrentou maior prejuízo no Dia das Mães. Em razão disso, o produtor já está apreensivo quanto ao desempenho das vendas em maio.

LEIA TAMBÉM: Venda de flores movimenta floriculturas durante o feriado

Publicidade

Keller: momento é delicado, mas esperança é que vendas voltem a crescer em maio | Foto: Banco de Imagens

“Para o Dia das Mães, fizemos o mesmo investimento ou até um pouco mais, mas já estamos preocupados. O nosso dia a dia também está muito complicado com o fechamento do comércio e a incerteza sobre o futuro, mas neste momento o importante é que as vidas sejam preservadas. Só a vacina pode melhorar isso”, disse.

LEIA TAMBÉM
Setor de flores aposta no Dia das Mães
O novo Dia das Mães: das estreantes e dos filhos a distância

Apelo a governadores e prefeitos

A direção do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) encaminhou ofícios aos governadores e prefeitos dos principais estados e cidades do País solicitando permissão do funcionamento das floriculturas nesta semana, pois muitos locais decretaram lockdown com o agravamento das contaminações pela Covid-19. Segundo a entidade, como os produtos são perecíveis, caso a abertura não seja permitida, a produção poderá ir para o lixo, como já aconteceu no início da pandemia.

Publicidade

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.