O investimento na floresta como fonte de renda na propriedade resultou em premiação para uma família de Agudo. O produtor Laurindo Bernardo Beling, de Linha dos Pomeranos, na região serrana do município, receberá hoje, às 17 horas, o Prêmio Feira da Floresta 2017, em cerimônia no Expogramado, em Gramado, na programação da 6ª Feira da Floresta. A distinção salienta iniciativas de produtores que se dedicam à inovação florestal, buscando a preservação em paralelo à geração de receita.
A Feira da Floresta é promovida pela Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e pela Futura Feiras e Empreendimentos. Os organizadores fizeram parceria com a Emater para a seleção dos destaques. Laurindo, de 71 anos, conduz ao lado da esposa Lira a propriedade de 60 hectares, amplamente diversificada. Além de 14 hectares de eucalipto em diferentes estágios, cria gado de corte, mantém quatro açudes com peixes e arrenda 20 hectares para plantio de soja, área sobre a qual forma pastagens de inverno.
Na área florestal, adotou o sistema silvopastoril, cultivando eucalipto na mesma área em que cria animais. Conta com assessoria da Emater, através do escritório municipal e da Regional de Santa Maria. Para o Prêmio Feira da Floresta, dois produtores foram selecionados no Estado: Beling pela Regional de Santa Maria e o produtor José Jacinto Balbinot, de Vanini, na Regional de Passo Fundo.
Publicidade
Após a cerimônia, os organizadores oferecerão jantar a premiados, autoridades e integrantes da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).