Santa Cruz do Sul

Flores da estação dão charme especial às ruas de Santa Cruz

É impossível caminhar pelas ruas e praças de Santa Cruz do Sul e não notar o colorido das flores nos canteiros. Mesmo fora da primavera – estação conhecida tradicionalmente como das plantas – elas encantam e rendem boas fotos, tanto para os moradores como para quem visita o município.  

Para que essa beleza seja vista durante todo o ano, existe um trabalho complexo de ajardinamento realizado por uma equipe de oito funcionários do Executivo Municipal. A coordenação do setor é feita por Mário André Krueger, 49 anos. “O plantio ocorre em duas etapas no ano. Cada uma conta com 80 mil mudas, mas há pontos que precisam de uma terceira tendo em vista os eventos, como a Oktoberfest”, disse.

LEIA TAMBÉM: “É desesperador”, diz lojista sobre o fechamento da galeria do Carrefour

Publicidade

Nos canteiros de praças do Centro ou dos bairros é possível encontrar inúmeras variedades, mas em destaque estão: petúnia, onze-horas, alegria-de-jardim, amor-perfeito, boca-de-leão, vinca, perpétua, impatiens, begônia e cravina. “A espécie onze-horas se destaca mais nesta época, já que ela é típica do verão e possui um fácil cultivo, podendo ser replantada com seus galhos”, ressalta o coordenador de paisagem. A maior parte das mudas vem de Passo do Sobrado e Nova Petrópolis.

Nos últimos dias, em canteiros da Praça da Bandeira e Avenida do Imigrante, o tipo vinca tem chamado a atenção por sua exuberância em cores. A espécie é de origem ornamental de Madagascar, país localizado na África. Conforme  Krueger, manter os canteiros em ordem é um desafio diário. “A prefeita sempre nos diz para deixar a cidade florida. É desafiador, mas temos uma boa equipe, e o resultado compensa.”

Para a chefe do Executivo, Helena Hermany, que não esconde seu carinho e apreço pelas flores, manter a cidade florida é muito importante. “No próximo mês, teremos três grandes eventos de Carnaval, atraindo milhares de turistas para o Centro. Por isso, a importância de manter nossa cidade florida e bonita durante o ano inteiro.”

Publicidade

Nos canteiros de praças do Centro ou dos bairros é possível encontrar inúmeras variedades
Mário Krueger atua há 15 anos na Prefeitura e se dedica aos cuidados com os canteiros

Trabalho e dedicação com uma dose de carinho

Neste período de forte calor e clima instável devido à chuva, manter as flores bonitas nos canteiros públicos requer atenção. “A prefeita sempre nos diz para que tenhamos amor, carinho e um cuidado especial com o cultivo das mudas, pois só assim elas ficam bonitas o ano todo”, revela o coordenador de paisagismo, Mário André Krueger. Além disso, um bom manejo do solo e adubação fazem a diferença.

Conforme o profissional, o colorido é visto em vários pontos, desde o trevo de Boa Vista até o Autódromo Internacional. “No ano passado tivemos a seca, então tivemos que regar com mais frequência. Já este ano, estamos com chuvas regulares que colaboram com o florescimento.”

LEIA TAMBÉM: Primeira sessão da Câmara em 2024 terá participação de duas entidades na Tribuna Popular

Publicidade

As flores tipo vinca foram plantadas em novembro do ano passado, na Praça da Bandeira, e possuem um ciclo de cem dias. “Além do cuidado que temos, precisamos que a população também cuide, como não pisar nelas, em especial nos dias de eventos”, afirma Krueger. 

A espécie característica da cidade de Santa Cruz é a petúnia. No mês de junho, a equipe de paisagismo irá iniciar a preparação dos canteiros para a Oktoberfest, com essa variedade. Elas devem ter um ciclo de floração de até 120 dias.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.