Uma tradição literária cumpre-se novamente nesta reta final de ano na agenda cultural de Santa Cruz do Sul. O escritor e professor santa-cruzense Flávio René Kothe, 73 anos, radicado em Brasília (DF), retorna a sua terra natal para as festividades natalinas e, como tem sido de praxe nos últimos anos, aproveita a visita para promover lançamento de livro de sua autoria. Só que em 2019 ele inova: ao invés de um, lançará quatro de uma vez, em diferentes gêneros, da teoria literária à poesia e à prosa de ficção. O evento acontecerá neste sábado, 21, a partir das 10 horas, na Livraria e Cafeteria Iluminura.
Os quatro títulos que apresentará ao público foram publicados ao longo do ano, todos pela editora paulista Cajuína, sediada em Cotia (SP), numa confirmação do momento prolífico que o escritor está vivendo em sua produção intelectual. Um deles, Fundamentos da teoria literária, configura reedição revista, feita em julho, de obra lançada anteriormente, em 2002, pela Editora da Universidade de Brasília (UnB), junto à qual Kothe atua como professor titular de Estética, coordenando ainda o Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica da Faculdade de Arquitetura.
Na mesma linha de investigação, à qual já se dedica há muitos anos, a de teoria literária, arte comparada e estudos semióticos, apresenta agora uma nova edição, igualmente revista, de Literatura e sistemas semióticos, lançada em meados do ano. Nessa obra, publicada originalmente em 1981 pela Cortez, retoma questões fulcrais da Teoria Literária, e reflete sobre elas a partir de sua ampla bagagem de conhecimento em variadas áreas, da filosofia às artes e da literatura à sociologia. Kothe atuou ainda, fora da sala de aula, em tradução de prosa, poesia e filosofia. São dele a elogiada versão do romance O perfume, de Patrick Süskind, bem como textos de nomes como Benjamin, Nietzsche, Marx, Celan e Kafka, entre outros.
Publicidade
Também de meados do ano é seu oitavo livro de poesia, Sem deuses mais, em 109 páginas. Como detalha, maturidade seria a palavra-chave para definir esse seu conjunto de versos, dos últimos anos, uma vez que os poemas passam em revista uma trajetória individual, de alguém que vivenciou um interrogatório, em abril de 1964, durante o período de regime militar, e os reflexos daquele período histórico sobre o imaginário e a subjetividade de toda a nação. Na época, aos 17 anos, Kothe era secretário de imprensa da União dos Estudantes Secundaristas de Santa Cruz do Sul (Uesc).
E da poesia transita para a prosa curta, com o volume de contos Segredos da concha, com o qual amplia sua bibliografia em narrativas curtas. Ao final de 2018, na visita à terra natal, lançara, também pela Cajuína, o volume Casos do acaso, dentre outros títulos nesse gênero. Kothe preside ainda a Academia de Letras do Brasil, sediada em Brasília, e é membro correspondente da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. Sua produção literária já supera 40 títulos, nos mais diversos gêneros, e ele é hoje interlocutor de alguns dos mais renomados intelectuais brasileiros, de alguns dos quais foi aluno, e de outros tantos tendo sido professor.
Estante
Os quatro livros que Flávio Kothe estará lançando no sábado, sob o selo da editora Cajuína
Publicidade
Serviço
O quê: lançamento simultâneo de quatro livros do escritor e professor santa-cruzense Flávio René Kothe, radicado em Brasília.
Quando: sábado, a partir das 10 horas.
Onde: na Livraria e Cafeteria Iluminura (Borges de Medeiros, esquina com a Marechal Floriano, no Centro, em Santa Cruz do Sul).
Para adquirir: exemplares estarão à venda no local.
Vale conferir: com esse conjunto, Kothe exercita sua produção em diferentes gêneros, dos estudos literários e semióticos à poesia e à prosa de ficção.
This website uses cookies.