Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NATUREZA

Flamboyant dá colorido todo especial à Rua Coronel Oscar Jost

Foto: Alencar da Rosa

Flamboyant de 30 anos floresce nesta época, embelezando o Natal na casa dos Backes

O fim do ano aproxima-se e com ele o clima natalino. Muitas pessoas, seguindo a tradição, enfeitam suas casas com guirlandas, pinheiros, presépios e iluminação especial. Mas no número 800 da Rua Coronel Oscar Jost, em Santa Cruz do Sul, esse investimento é dispensável. A natureza, por si só, dá conta de garantir uma residência decorada, exibindo as cores natalinas e pronta para receber o Papai Noel ou reverenciar o nascimento do Menino Jesus.

Essa imagem, digna de cartão-postal, é possível graças ao frondoso flamboyant plantado pela dona da casa, Valesca Mônica Backes, 88 anos. Há três décadas, ela ganhou a muda de Delmar Inácio Backes, um de seus seis filhos. Com boa mão para jardinagem e cultivo de frutíferas, hábito que adquiriu quando ainda morava no meio rural, Valesca garantiu um espaço nobre para a planta. “As plantas que temos na frente da casa, sendo muitas folhagens, são lindas”, ressalta a filha Rosmeri, que mora com dona Valesca para auxiliá-la no dia a dia.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: a primavera chegou mais cedo na casa de Lilia e Felício

Publicidade

Logo que havia plantado, uma brincadeira de criança quase representou a morte do flamboyant. “Foi preciso bastante cuidado e atenção a ele, mas deu certo. Trinta anos passados e está grande e florido”, recorda Rosmeri. Mais do que embelezar a casa, e dar um certo trabalho – porque as flores costumam cair na calçada e demandar limpeza constante –, a árvore atrai a atenção das pessoas que passam. Muitos param para fazer fotos e alguns buscam mudas. “Tentamos fazer mudas, mas não é muito fácil. Meu irmão conseguiu fazer uma ou duas, que estamos cuidando”, afirma.

O flamboyant, destaca Rosmeri, perde as folhas e flores no período de outono e inverno, mas volta a ganhar cores e maior destaque na primavera, seguindo até o fim do ano. Dando sequência ao hábito da mãe, a família costuma ampliar o arvoredo e as folhagens, substituindo alguns e acrescentando outros. A prioridade, no entanto, é manter o colorido obtido por dona Valesca com sua habilidade e gosto pelas plantas, para deleite de quem passa pela Coronel Oscar Jost.

LEIA TAMBÉM: Flores dão um colorido especial a Santa Cruz

Publicidade

Dona Valesca, de 88 anos, com a filha Rosmeri: família tem predileção pelas plantas | Foto: Alencar da Rosa
Foto: Alencar da Rosa

LEIA TAMBÉM: Árvores colorem as ruas de Santa Cruz do Sul antes do tempo; entenda

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.