Categories: Regional

“Fizemos o que tinha que ser feito e vamos terminar com as contas em dia”, defendeu Fritsch

O orçamento de Santa Cruz do Sul, pelo menos no que toca aos interesses da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade do município, fechará o ano com as contas em dia. A afirmação foi realizada pelo secretário da pasta, Raul Fritsch, em entrevista realizada na manhã desta quarta-feira, 9, à Rádio Gazeta. Fritsch aproveitou a oportunidade para, também, sanar dúvidas em relação às redes hídricas do interior, falar sobre a coleta de lixo municipal e os serviços de limpeza, antes terceirizados, e também sobre questõs gerais envolvendo o meio ambiente em Santa Cruz. 

O secretário já adiantou, de início, que o problema da falta de água em Rio Pardinho – que atingiu diversos moradores após as fortes chuvas de outubro deste ano – já está praticamente solucionado. “Estamos fazendo registros de preços e buscando orçamentos para fazer com que os canos sejam submersos”, disse. Além disso, Firtsch reforçou que novas redes estão sendo inauguradas para auxiliar no processo, como é o caso das estruturas recém lançadas em Linha Júlio de Castilhos e Monte Alverne, que totalizam 21 quilômetros e atingem cerca de 200 pessoas.

Outras redes também estão sendo melhoradas ou até mesmo criadas, conforme o secretário. É o caso de Cerro Alegre, onde um poço já foi perfurado e a água será injetada na rede. “Quando chega o alto do verão, o motor trabalha 24 horas e não tem mais condições de fornecer água”, explicou Fritsch. Com o ajuste, quatro localidades daquela região serão abastecidas: a Chacra Knak, o Capão da Cruz, o Corredor Caspary e a Reserva dos Kroth.

Publicidade

Limpeza das ruas

Dentro das medidas de economia estipuladas pela Prefeitura de Santa Cruz para 2015 estava a não renovação do contrato de limpeza das ruas, que previa a varrição. A ação foi posta em prática no segundo semestre do ano. Em relação à mudança, Raul Fritsch exaltou o mérito da empresa anterior que prestava o serviço, mas ressaltou que o vínculo foi rompido para poder alinhar as contas da secretaria. “Não tiro o mérito da empresa que trabalhava antes, que fazia um grande serviço. Porém, a realidade é diferente hoje. Com a crise que existe no País, as prefeituras têm que se adequar”, acrescentou. 

Após as atividades de limpeza das vias urbanas serem assumidas pela Prefeitura, a economia anual chegou a R$ 1 milhão, apenas com o término do contrato. “Temos que buscar o equilíbrio. Quando se assumiu o orçamento de 2015, já faltava R$ 1,5 milhão. Fizemos o que tinha que ser veito e ainda vamos terminar o ano com as contas em dia”, justificou Fritsch. 

Publicidade

Coleta de lixo 

Quando a Coleta Seletiva Solidária, realizada pela Cooperativa dos Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat), foi instaurada no município, o planejamento era de que, anualmente, houvesse um aumento na área de atuação do serviço. Segundo o secretário do Meio Ambiente, a ideia é de que ela seja ainda mais expandida. “Hoje a coleta seletiva atende nove bairros e a tendência é que isso aumente. Estamos conversando com a Cooperativa para tentar atender quase toda a cidade”, afirmou. 

Em relação ao lixo no município, que tem cerca de 8% de seu contigente reciclado atualmente, Fritsch comentou que há um debate em tramitação para definir a forma correta de direcionar os resíduos do município que, atualmente, são encaminhados para Minas do Leão. “Está sendo estudada uma alternativa para que não se jogue o lixo no chão, uma solução mesmo. É segredo ainda e em um momento oportuno isso será apresentado”, declarou. 

Publicidade

VEJA QUEM SERÃO OS PRÓXIMOS ENTREVISTADOS

– 10/12 – Délsio Meyer (Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte)
– 11/12 – Licério Agnes (Agricultura)
– 14/12 – Ivone Kirst (interina – Educação e Cultura)
– 15/12 – César Cechinato (Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia)
– 16/12 – Lenomar Mello (Obras e Viação)
– 17/12 – Jéferson Gerhardt (Planejamento e Gestão)
– 18/12 – Henrique Hermany (Saúde)
– 21/12 – Zeno Assmann (Fazenda)
– 22/12 – Edemilson Severo (Administração) e Ricardo Scherer (Procuradoria Geral do Município)
– 23/12 – Helena Hermany (Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação)
– 24/12 – Telmo Kirst

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.